Projeção da data de aplicação da 1ª fase do XVI Exame de Ordem

Terça, 9 de dezembro de 2014

Calendar

E aí? Quando é que a OAB vai aplicar a prova objetiva do XVI Exame de Ordem?

A pergunta é importante porque disto depende o planejamento de muita gente, em especial o planejamento dos candidatos, e até agora a OAB não deu nenhum sinal de que vai publicar o calendário neste ano.

Aliás, o calendário de 2014 a Ordem só publicou em janeiro deste ano, e isso gerou uma ansiedade danada.

Entretanto, ainda no ano passado, eu fiz uma projeção (em primeira mão) com uma boa antecedência da futura data da prova objetiva e acertei, o que ajudou bastante no planejamento dos candidatos:

Hipotética data de aplicação da prova da 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O calendário 2014 do Exame de Ordem, a repescagem e prazos mais enxutos

Daquela oportunidade, dezembro de 2013, deu para observar uma constante temporal entre uma edição e outra do Exame de Ordem. O intervalo entre a prova da 2ª fase de uma edição e a prova da 1ª fase da edição seguinte é de, EM REGRA, 63 dias.

Foi assim em 2013 e quase em todo 2014. Só não foi 100% porque a OAB, depois de publicado o calendário do ano todo em janeiro deste ano, resolveu exatamente alterar o calendário do XV em 14 de julho:

Conselho Federal da OAB altera o calendário do XV Exame de Ordem

Isso decorreu do fato da confirmação das provas do Enem 2014 nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, o que coincidiria com a data agendada para a 1ª fase do XV Exame.

Essa foi a exceção.

Pois bem!

Vamos considerar então 63 dias como o intervalo entre a 2ª e a 1ª fase e teremos a data baixo:

Sem título

 A data então seria 15 de março de 2015.

Evidentemente que se trata de uma projeção e eu posso errar, mas a margem de erro neste caso é muito pequena. Vejam só:

Esperar a data para 22 de março é meio complicado porque teríamos então um lapso maior de tempo. Para 2014 a OAB tentou espremer o calendário todo dentro do ano, sem deixar que a prova da 2ª fase transbordasse para 2015, mas o ENEM atrapalhou o planejamento. É razoável supor que mais do que 63 dias não esteja no planejamento da Ordem.

Antes também é complicado. O dia 8 de março é o dia da mulher, e acho difícil definirem uma data significativa como esta como a data da prova.

Já  o dia 1 de março também seria uma data teoricamente possível, mas fica meio distante dos 63 dias ordinariamente dados pela Ordem entre uma prova e outra.

Mas e o calendário oficial? Sai quando?

Bom, de hoje em diante qualquer data seria ótima para a publicação do calendário, mas ele pode ser publicado só no início de janeiro de 2015, e quem deseja iniciar os estudos agora precisa de ao menos uma baliza. Daí essa projeção para 2015.

Então, como base para o planejamento dos estudos de vocês, acho bastante razoável projetar a data para o dia 15 de março. Se tivermos variações quanto a isto ela será de, no máximo uma semana a mais ou 2 semanas para menos, o que dá para encaixar no planejamento de qualquer um, bastando fazer uma pequena correção no cronograma de estudos.

De uma forma ou de outra, isso representa que estamos a pouco mais de 3 meses da próxima prova. Ainda é um excelente momento para vocês darem início aos estudos visando a próxima prova objetiva.

Quanto antes os estudos tiverem início, melhor.

Afinal, quem começar a estudar ANTES não chora DEPOIS.