Professora Aryanna Manfredini fala sobre a repescagem na 2ª fase de Direito do Trabalho

Sexta, 18 de julho de 2014

Vamos agora ver a entrevista que a professora Aryanna Manfredini concedeu para o Blog sobre a repescagem no Exame de Ordem.

Perfil da professora Aryanna no Facebook

Grupo de 2ª fase de Trabalho no Facebook

Ensaio_Professor-Aryanna_Manfredini

1 - Como você vê o atual estágio da 2ª fase do Exame de Ordem após o advento da repescagem?

Na minha opinião, o advento da repescagem deixou os critérios para a prova de segunda fase mais justos, não tendo mudado o perfil da prova em si.

2 - Como você avalia o grau de dificuldade na identificação das peças práticas em sua disciplina?

Em geral, é muito simples a identificação da peça em trabalho. Apenas uma vez, no exame passado, houve dúvida quanto a peça processual (embargos de terceiro e embargos e a execução) e a Banca acabou admitindo as duas. Nos demais exames, só foram cobradas: reclamação trabalhista, contestação, recurso ordinário  e ação de consignação em pagamento, as quais são identificadas com facilidade pelos candidatos.

3 - E os desdobramentos dos temas de Direito no bojo da prova?

Nas peças e nas questões são cobrados, principalmente, temas de direito material e processual do trabalho, com enfoque nas súmulas, orientações jurisprudenciais do TST, conceitos e princípios de direito material e processual do trabalho. Com dedicação e uma preparação adequada, completa e direcionada, o aluno consegue abordar os temas de direito no bojo da prova com tranquilidade.

4 - Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você passa o conteúdo para seus alunos em suas aulas?

Nosso curso é muito completo e acompanhamos o estudo do nosso aluno. São 17 aulas inéditas de peças e questões, 8 aulas bônus de direito processual do trabalho, 7 aulas bônus de direito material do trabalho, 5 aulas de súmulas e Ojs, 5 aulas de revisão e, ainda, 6 simulados.  Nossa metodologia de ensino pauta-se no seguinte: primeiro abordamos a teoria e depois nos concentramos no treinamento de peças e questões. Paralelamente, com as aulas de direito material, processual, súmulas, OJs e revisões reforçamos a base de conhecimento do aluno para resolver a peça e responder as questões. Todas as aulas são acompanhadas de material complementar, visando otimizar o tempo de estudo.

Oferecemos um curso bastante completo e para nós, o que importa é que o aluno aproveite tudo o que é oferecido, por isso, pensando na melhor distribuição das aulas e dos exercícios até a data da prova, criamos, para ele, uma sugestão de cronograma e o incentivamos a seguir.

Além disso, complementamos a preparação através do facebook, com dicas, em nosso grupo de estudos ?RUMO À OAB EM TRABALHO ? PROF: ARYANNA MANFREDINI, RENATO SARAIVA E RAFAEL TONASSI?.

Aproveitamos os recursos que só um curso ?on line? pode oferecer: a possibilidade de  um estudo completo e detalhado, assegurando ao nosso aluno A MELHOR PREPARAÇÃO DO MERCADO.

5 - Fale também um pouco sobre as obras que você recomenda para a 2ª fase.

Para levar para a prova, indicamos dois códigos: uma CLT organizada e um Vade Mecum.

Apenas, quanto à CLT fazendo uma indicação especial. Sugerimos ao aluno a que é organizada por mim, pelo professor Renato e Rafael Tonassi, da Ed. Gen/Método, pois fazemos um trabalho de organização, de acordo com o Edital da OAB, pensando no melhor resultado  para o nosso alunos, em termos de estudo e identificação dos fundamentos na prova, uma vez que reunimos nos artigos da CLT as principais súmulas, OJs e leis correlatas, além de detalhar minuciosamente este itens no índice remissivo da obra.

2

Livraria Armador: CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - Aryanna Manfredini

Indicamos também dois livros para leitura e, assim, o estudo do direito material e processual do trabalho, quais sejam:

a)    Direito do Trabalho, Série Concursos, Renato Saraiva e Rafael Tonassi, Ed. Gen/Método, 2014

2

Livraria Armador: Direito do Trabalho, Série Concursos, Renato Saraiva e Rafael Tonassi

b) Direito Processual do Trabalho, 1ª e 2º Fase da OAB ? Teoria e Prática, Aryanna Manfredini, Ed. Jus Podivm, 3ª EDIÇÃO ou Direito Processual do Trabalho, Série Concursos, Renato Saraiva e Aryanna Manfredini, Ed. Gen/Método

1 Livraria Armador: Processo do Trabalho - 1ª e 2ª Fase da OAB 1

Livraria Armador: Curso de Direito Processual do Trabalho 11ª ed.

6 - Repescagem: como você avalia sua introdução no Exame?

A repescagem é um critério de justiça no Exame de Ordem e uma oportunidade para o Candidato dedicar-se a prova 2 fase com mais tempo para aprofundar seus conhecimentos de direito material e processual do trabalho, visando a resolução das peças e das questões.

7 - Como você imagina a preparação para a repescagem?

A preparação para 2ª deve ser completa, pautada em teoria e treinamento, mas com fortalecimento da base de conhecimento de direito material e processual do trabalho para uma boa resolução da peça e das questões. No tempo entre a primeira e a segunda fase é comum que o aluno não consiga assistir a todas as aulas de direito material, processual, súmulas, OJs e de revisão disponíveis, mas para o aluno que faz a respescagem não só isso é possível, como também a leitura dos livros indicados. Desde que foi possível a repescagem, em nosso cronograma de estudos, indicamos a leitura de capítulos de livros correlatos aos temas das aulas. Trabalhamos para que o maior  tempo de estudo de fato seja um aliado do nosso aluno para uma  melhor preparação.

8 - Fale sobre seu curso para a repescagem: quais seus diferenciais e como você percebeu o desempenho de seus alunos nesta última prova?

Em nosso curso de repescagem, como dito, nos dedicamos ao fortalecimento da base de conhecimento do aluno, orientando os seus estudos de direito material e processual do trabalho, de súmulas e Ojs e proporcionando-lhe 5 aulas de revisão, nas quais abordamos a jurisprudência dos tribunais. Apostamos também em um maior treinamento, razão pela qual faremos 6 simulados. Além disso, pretendemos incentivar o nosso aluno a estudar a doutrina. Para tanto, em nosso cronograma indicamos os artigos, súmulas, OJs e capítulos dos livros correlatos a cada aula de direito material e processual do trabalho. O aluno que estiver conosco e com mais tempo de estudo terá, a exemplo daqueles do último curso, uma preparação incomparável.

fb-trabalho

O curso será composto de 43 encontros de 02 horas, sendo cada encontro dividido em quatro blocos de 30 minutos, de acordo com a seguinte carga horária:

 - 17 aulas INÉDITAS, com duração de aproximadamente 2 horas, de prática processual trabalhista;

- 07 aulas de DIREITO DO TRABALHO ministradas para primeira Fase do XIV Exame de Ordem  pelos professores Renato Saraiva e Rafael Tonassi.

- 08 aulas de DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO ministradas para do XIV Exame de Ordem  pela professora Aryanna  Manfredini

- 05 encontros INÉDITOS para aprofundamento/revisão, abordando alguns dos assuntos mais cobrados pela FGV;

- 05 aulas de SÚMULAS E OJS DO TST ministradas pelo professor Rafael Tonassi

- 01 aula de Português Jurídico com o Professor Rodrigo Bezerra

- 06 simulados  com a correção disponibilizada em vídeo, com duração aproximada de até 01 hora cada.

Valor Promocional até o dia 06/08/2014: R$ 430,39 (quatrocentos e trinta reais e trinta e nove centavos)

Matrícula: Curso Preparatório para a 2ª fase de Direito do Trabalho