Professor Matheus Carvalho fala sobre a repescagem em Direito Administrativo no XIV Exame de Ordem

Sexta, 18 de julho de 2014

Os professores do Portal, a partir de hoje, irão falar para o blog um pouco de suas visões sobre a preparação para a repescagem. E o 1º entrevistado será o professor Matheus Carvalho. Ele falará um pouco sobre os rumos e caminhos da prova subjetiva de Direito Administrativo para o XIV Exame de Ordem.

Grupo de Estudos de Direito Administrativo no Facebook

Perfil do Professor Matheus Carvalho no Facebook

Ensaio_Professor-Matheus_Carvalho
1 - Como você vê o atual estágio da 2ª fase do Exame de Ordem após o advento da repescagem? A repescagem é perigosa porque ela faz com que alguns alunos não tenham a preocupação devida com a prova da 2ª fase, por saber que terá uma outra chance, caso não logre êxito na prova anterior. Por outro lado, para aqueles que estão se preparando devidamente, a existência da segunda chance acaba dando uma maior tranquilidade ao candidato. 2 - Como você avalia o grau de dificuldade na identificação das peças práticas em sua disciplina? A identificação das peças não é uma grande dificuldade na disciplina de direito administrativo. Na verdade, a grande maioria dos pontos da segunda fase fica distribuída no direito material, efetivamente falando. Por exemplo, no exame anterior, 4 pontos da peça foram distribuídos entre os tópicos do mérito. 3 - E os desdobramentos dos temas de Direito no bojo da prova? Exatamente esse é o ponto que os candidatos devem dar maior atenção. O direito administrativo é o ponto mais cobrado nas provas de segunda fase desta disciplina. As peças são treinadas em nosso curso exaustivamente para que o candidato tenha uma maior segurança em sua identificação e elaboração. No entanto, o direito material é estudado de forma muito aprofundada, porque é o que vai garantir a aprovação do candidato. 4 - Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você passa o conteúdo para seus alunos em suas aulas? O curso é dividido em 42 aulas. As primeiras 23 aulas são de direito material, analisando ponto a ponto o direito administrativo, para que não haja qualquer ponto não trabalhado em sala de aula que possa ser cobrado na peça. Posteriormente, passamos à marcação do código, que é muito importante para que o aluno consiga encontrar os dispositivos legais durante a prova. Depois, treinamos todas as peças exaustivamente, definindo o cabimento de cada uma delas e a estrutura. ao final, temos 5 aulas de revisão de peças e casos concretos e 5 simulados. 5 - Fale também um pouco sobre as obras que você recomenda para a 2ª fase. Indico meu livro de "OAB 1ª e 2ª Fases" da editora Juspodivm. O livro tem o direito material e também os modelos de peças, além de casos concretos. Além disso, está bem atualizado.
2
6 - Repescagem: como você avalia sua introdução no Exame? A meu ver, a repescagem é um avanço no exame que enseja uma maior garantia ao candidato. Eu gostei da introdução desta nova chance porque viabiliza que o aluno estude a matéria de forma mais aprofundada, sempre se preparando melhor para a prova seguinte. 7 - Como você imagina a preparação para a repescagem? Da mesma forma como a preparação para a segunda fase, com uma grande diferença: o tempo. O candidato que está na repescagem pode rever o direito material e treinar novamente as peças sem muita pressa, porque terá cerca de dois meses de preparação. 8 - Fale sobre seu curso para a repescagem: quais seus diferenciais e como você percebeu o desempenho de seus alunos nesta última prova? O curso é uma preparação para a segunda fase como já era feito porque, como eu disse, entendo que o aluno deve ter a chance de repetir a preparação com novas aulas e novos casos concretos. O mais importante é que ele possa rever o direito material com mais calma, com a finalidade de internalizar melhor o assunto e que ele treine mais peças, com novos casos concretos, de forma a se sentir mais preparado para a prova.

fb-adm

O curso será composto por 43 aulas com, aproximadamente, 2h de duração cada uma, conforme programação abaixo: - 14 aulas inéditas de prática com peças e questões - 05 aulas de Revisão abordando os assuntos mais cobrados pela FGV - 01 aula de Português Jurídico com o Professor Rodrigo Bezerra. - 23 aulas gravadas para o  curso para Carreira Jurídica 2014. - 05 simulados com correção em vídeo e duração aproximada de até 01 hora cada. Valor Promocional até o dia 06/08/2014: R$ 430,33 (quatrocentos e trinta reais e trinta e três centavos) Matrícula: Curso Preparatório para a 2ª fase de Direito Administrativo