Primeira análise sobre o grau de dificuldade da 1ª fase da OAB: uma prova difícil e racional

Domingo, 28 de abril de 2013

No último dia 22, segunda-feira passada, eu passei aqui o feedback de que a prova deste domingo não seria nenhum bicho de sete cabeças:

X Exame de Ordem teve RECORDE de inscritos! Prova objetiva NÃO SERÁ um bicho de 7 cabeças!

A fonte do Blog disse que a prova do X Exame NÃO seria igual, em termos de dificuldade, ao verificado na prova objetiva do IX Exame. Seria uma prova mais racional: nem um terror e também nem um passeio no parque.

E, pelo visto, foi isto mesmo: uma prova mais racional, longe da dificuldade da última prova mas também longe de ter sido um passeio no parque, tal como projetado previamente:

"Bom...difícil todo Exame de Ordem é, o ponto é sempre determinarmos se será MUITO ou POUCO difícil. Eu sinceramente fiquei animado com essa notícia, pois algo pior ou igual a última prova seria desesperador para todos. Uma prova mais racional, sem o mesmo número de questões difíceis da prova do IX Exame já é uma boa notícia.

Claro! Impossível antever como será essa modulação da dificuldade. De repente, não sei, será algo que agrade vocês. De toda forma, por agora, dá para afirmar que não será um bicho de 7 cabeças igual ao último certame. Ao menos isso!"

Bom, pelo feedback colhido com os candidatos, não foi o terror da prova anterior mas também não foi um passeio no parque.

Aqui, em especial, aponto uma dificuldade: parece que pesaram a mão em Ética Profissional! Como se não bastasse tirar 2 questões dessa disciplina (tal como antecipado pelo Blog) e isso certamente vai impactar no desempenho final do conjunto dos examinandos.

Vamos ver algumas impressões preliminares, retiradas do nosso Grupo de Estudos para a OAB:

1e 1ee 1eee Vamos ver também a impressão dos candidatos no Twitter: 1e

Em suma: Foi mais fácil que a terrível prova do IX Exame, mas não foi uma prova fácil em si mesma. Podemos colocá-la, pelo visto, como uma prova difícil, um "difícil racional", por assim dizer.

Querem trocar impressões sobre a prova? Entrem no nosso Grupo de Estudos para a OAB no Facebook.

Sigam no Twitter para informações em tempo real - @examedeordem

E a partir das 19:30h a mais TRADICIONAL análise da prova da 1ª fase: a Mesa Redonda do Portal Exame de Ordem!

banner-mesa-redonda-X-exame-CERS

Toda a análise da prova, com os comentários de todos os professores em todas as disciplinas vocês poderão acompanhar ao vivo, online e de graça aqui no Portal!

Lembrando que o gabarito OFICIAL será divulgado no próprio domingo após a prova.

Então estamos combinados! No domingo o Exame de Ordem acontece AQUI!