Terça, 7 de março de 2017
"Preste o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil!", assim disse José Roberto Batochio, advogado de Antônio Palocci, ao retrucar uma provocação do juiz Sérgio Moro, que mandou o advogado prestar concurso para a magistratura, durante uma audiência ocorrida ontem em Curitiba.
Ambos trocaram finas ironias durante a audiência do executivo Fernando Barbosa Sampaio, presidente do estaleiro Enseada Indústria Naval, arrolado como testemunha de defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht.
Depois de ouvir de Sampaio a confirmação de que seu cliente é o ?Italiano? das planilhas da Odebrecht, Batochio interrompeu uma resposta da testemunha a Moro, alegando que o executivo falava a respeito do que achava, e não dos fatos.
Batochio tentou impugnar uma pergunta de Moro, considerada pelo advogado como contrária ao CPP, e ouviu do magistrado um irônico "faça concurso para magistratura". De imediato o advogado respondeu "Preste o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil".
Evidentemente, os "pedidos" guardam correlação entre o papel a ser exercido por um magistrado e por um advogado dentro do processo, questionados por ambos naquele momento.
Vejam o vídeo:
Confiram agora a transcrição da discussão:José Roberto Batochio
Com o devido respeito, testemunha não pode achar nada. A não ser que haja um outro corpus de processo penal. De acordo com o código de processo penal a testemunha depõe sobre fatos e não opina. Não vou aceitar essa violência contra a letra do código de processo penal.
Sergio Moro
Sua questão já foi indeferida, então eu reitero minha pergunta à testemunha. Ela tem conhecimento dos fatos, se ela não souber, pode dizer que não sabe.
José Roberto Batochio
Mas ela não pode achar. A defesa adverte a testemunha que ela está proibida de depor sobre o que ela acha. A lei impõe que ela deponha sobre fatos...
Sergio Moro
Doutor, o doutor faça concurso para juiz e assuma então a condução da audiência, mas quem manda na audiência é o juiz.
José Roberto Batochio
E Vossa Excelência preste exame da Ordem dos Advogados do Brasil! Cada um aqui cumpre o seu papel, está certo? Sergio Moro
Sua questão está indeferida, doutor, estou perguntando à testemunha.