Quinta, 21 de agosto de 2014
Cuiabá (MT) - Ao abrir o Encontro Nacional dos Jovens Advogados, realizado nesta quarta-feira (20), em Cuiabá, simultaneamente com a Conferência dos Advogados do Mato Grosso, o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, lançou a ideia de elaboração de um plano de apoio ao advogado em início de carreira.
"Trata-se de uma causa fundamental para a advocacia. Os projetos de estímulo aos jovens advogados devem ser institucionalizados na OAB, tornando- se uma política permanente?, destacou o presidente.
Para Marcus Vinicius, a instituição do Supersimples aos advogados beneficiará principalmente os jovens advogados. "Essa é uma conquista de toda a classe, mas principalmente aos advogados em início de carreira, que possuem escritórios com pouca estrutura".
O evento contou ainda com a presença do secretáriogeral adjunto e corregedor da OAB Nacional, Cláudio Stabile, do diretor-tesoureiro da entidade, Antonio Oneildo Ferreira e do presidente da seccional local, Maurício Aude.
Fonte: OAB
A OAB não divulgou quais seriam as bases deste plano de apoio ao advogado em início de carreira, mas, como ideia, parece ser algo interessante.
Vejo alguns aspectos muito importantes para quem deseja iniciar na advocacia que poderiam ser abrangidos por este plano:
1 - Piso salarial nacional para a classe;
2 - Uma nova política para o advogado associado, com mais garantias contratuais;
3 - Incubadoras de escritórios;
4 - Cursos específicos de gestão da carreira e de escritórios, com foco na parte administrativa;
5 - Parcerias para promover, a preços mais módicos, pós-graduações voltadas para os novos mercados de trabalho;
6 - Isenção no pagamento da 1ª anuidade (esse aqui é meio populista, mas não custa sugerir...);
7 - Maior integração na política da classe.
São ideias para começar e que, segundo creio, fariam muito bem aos profissionais em início de carreira.