Domingo, 14 de agosto de 2016
Avança sem parar a violência contra advogados no Brasil. E como aparentemente matar advogados tornou-se algo banal, agora foi a vez do presidente da subseção de Buritis, em Rondônia, que foi assassinado com 8 tiros na manhã de hoje.
Se o advogado é indispensável à administração da Justiça, matar um deveria receber uma pena diferenciada, como também as investigações deveriam ficar a cargo da Polícia Federal.
Isso é um mínimo a se fazer.
Enquanto não acontece nada, os colegas vão sendo brutalizados em razão do ofício que exercem.
O pior de tudo é que, infelizmente, estão circulando na internet fotos mostrando seu rosto e o estrago feito pelas balas, de forma explícita. Não bastou ter morrido: ainda tem de ter a dignidade aviltada.
Presidente da OAB de Buritis é executado em via pública
O advogado e presidente da OAB de Buritis, Alceu Escoparo Filho, foi executado a tiros na manhã do sábado (13) em Buritis. O crime aconteceu na Avenida Ayrton Senna, região central da cidade. Segundo informações, a vítima foi morta com pelos menos oito tiros de pistola. Outra pessoa que estava no carro junto com o advogado saiu ileso. O atirador fugiu do local em uma motocicleta sem deixar rastros.
A polícia ainda não tem pistas dos infratores, segundo fontes da segurança pública o advogado já tinha sido citado em vários depoimentos de infratores como sendo pessoa envolvida particularmente em vários conflitos agrários na região de Buritis.
Confira na íntegra a nota de pesar divulgada pela OAB/RO:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) manifesta profundo pesar pela morte do presidente da Subseção da OAB de Buritis, Alceu Scoparo Filho, na manhã deste sábado (13), no município. O advogado nasceu no Paraná, tinha 47 anos e atuava na advocacia do estado há 11 anos.
Segundo informações de familiares, por volta das 10h, o advogado estava no banco traseiro de um carro, quando foi assassinado com sete tiros de arma de fogo por um motociclista, que fugiu em seguida. A Polícia Militar compareceu ao local e a Polícia Civil investigará o caso.
A OAB/RO já está acompanhando as investigações sobre esse crime bárbaro e se solidariza com a família e amigos enlutados. O governador de Rondônia, Confúcio Moura, informou ao presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, que determinou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) a apuração rigorosa e célere do caso.
Fonte: Rondônia Vip