Presidente da OAB/RS conclama advogados a participar de enquete sobre Exame de Ordem

Segunda, 7 de junho de 2010

Agência de Notícias do Senado questiona obrigatoriedade da prova.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, disse neste domingo (06/06), que uma boa oportunidade de manifestação de opiniões dos advogados sobre o Exame de Ordem, necessário para que os bacharéis em Direito possam exercer a advocacia, está sendo proporcionada pela Agência de Notícias do Senado Federal. Na página da agência na internet (www.senado.gov.br) foi postada uma enquete com a seguinte pergunta: ?Você é a favor ou contra a proposta que acaba com o Exame de Ordem, como requisito para o exercício da advocacia (PLS 186/2006)??

Conforme Lamachia, seria importante que os advogados gaúchos, conscientes da relevância da prova para a qualificação do mercado profissional, participassem da enquete, votando a favor da sua manutenção. ?A classe certamente reconhece que o Exame de Ordem é fundamental para avaliar os conhecimentos jurídicos necessários àqueles que se propõem a defender os direitos das pessoas e, consequentemente, proteger a própria cidadania?, ressalta o dirigente.

Na avaliação do presidente da OAB gaúcha, o projeto que propõe a extinção do Exame de Ordem, atualmente tramitando no Senado, ?está na contramão da história, na medida em que outras entidades profissionais, semelhantes à OAB, estão propondo a aplicação de provas de conhecimento técnico, a exemplo do Exame de Ordem?. Ele ressalta que a principal preocupação da entidade dos advogados, em termos nacionais, tem sido com a qualidade do ensino jurídico, bastante precário em algumas regiões do país. ?Com o surgimento desenfreado de novos cursos a que assistimos nos últimos anos, muitas faculdades já demonstraram que não passam de caça-níqueis, pois não possuem condições mínimas para preparar um profissional. É puro mercantilismo?, destaca Lamachia.

Fonte: OAB/RS

Para saber mais e acessar a enquete, clique no link abaixo:

Agência Senado faz enquete sobre a Prova da OAB