Presidente da OAB Federal fala sobre a inclusão de novas disciplinas no Exame de Ordem 2010.3

Sexta, 7 de janeiro de 2011

O Dr. Ophir Cavalcante falou, com exclusividade para o Portal Exame de Ordem, sobre a inclusão de novas disciplinas no Exame de Ordem 2010.3, incluindo aí Ciências Políticas, História do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia, Filosofia, Economia e Psicologia.

Cliquem no link abaixo, entrem na área de podcast do Portal e cliquem no 1º link:

http://www.portalexamedeordem.com.br/oab/podcasts

Eu afirmei em um post recente que tais disciplinas não seriam exigidas - Afinal, que novas disciplinas serão cobradas no Exame de Ordem 2010.3? - Mas como algumas informações obtidas de outras fontes eram conflitantes, resolvemos entrevistar diretamente o Presidente Nacional da OAB para dirimir a dúvida de uma vez por todas. Mas diante da entrevista, a dúvida só foi acentuada.

O presidente Ophir afirmou que tais disciplinas, em princípio, serão cobradas na prova, mas que o assunto será antes deliberado pela Comissão Nacional do Exame de Ordem para ver se serão ou não efetivamente exigidas.

Em suma: as disciplinas serão cobradas na prova, mas a Comissão irá deliberar sobre o assunto, tendo em vista a feição do Exame de Ordem, de natureza de averiguação meramente técnica da capacidade dos futuros advogados.

E agora?

Não se sabe ao certo quando a Comissão Nacional do Exame de Ordem deliberará sobre o tema. Tal deliberação deveria ter ocorrido ANTES da publicação do edital, para dar certeza aos candidatos sobre o que exatamente será cobrado.

Incluir todas essas disciplinas implicaria em dificultar ainda mais o Exame, pois o tempo de preparação permanecerá o mesmo, mas o volume do conteúdo a ser estudado aumentaria imensamente.

Sinceramente, não sei o que aconselhar aos candidatos. Se começarem a estudar essas disciplinas e a Comissão entender que elas não serão cobradas, o candidato teria perdido tempo em estudar o que não será cobrado. Se a Comissão entender que todas serão exigidas, o candidato teria perdido tempo por NÃO ter se preparado para elas. E ainda há o risco de apenas algumas disciplinas serem exigidas na futura prova, mas quais?

É importantíssimo que a Comissão Nacional do Exame de Ordem decida o quanto antes a questão para não deixar os candidatos na dúvida.

De toda forma, caso a Comissão inclua essas disciplinas, os alunos do Portal ganharão uma revisão especial para se prepararem.