Preparem-se! Vem aí o concurso do MPU 2017!

Quarta, 8 de março de 2017

Preparem-se! Vem aí o concurso do MPU 2017!

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União a Portaria nº 22, criando a comissão para coordenar a realização do X Concurso Público para provimento de Cargos de Analista e Técnico do Ministério Público da União.

Ou seja: é o primeiro passo do processo de preparação para o concurso, que, logicamente, vai acontecer.

O papel da comissão é o de assinar contratos, ajustes de termos de cooperação, editais e celebrar convênios de caráter administrativo de interesse do Ministério Público da União para a realização do concurso.

O último concurso para analista judiciário ocorreu em 2013, tendo sido prorrogado uma única vez:

prorrogação edital mpu 2013

Isso significa, na teoria, que o andamento do concurso só vai engrenar após essa data. Os candidatos portanto ganham um tempo considerável para estudar.

Edital MPU 2013

Há previsão da contratação de 681 novos servidores em conformidade com LDO 2017. Isso abre a perspectiva de uma significativa quantidade de vagas para este concurso.

O chato é que o CESPE foi a organizadora do último concurso (aquela banca mesmo em que uma errada anula uma certa), mas não quer dizer, claro, que será a organizadora do próximo...ou será, quem sabe?

Independentemente disto, é bom já ir estudando para o futuro desafio. Confiram o edital, vejam as disciplinas cobradas no certame passado (neste ponto também é uma boa dar uma olhada no edital do concurso de 2015, que não abriu para a área jurídica mas está mais atualizado).

Com o reajuste salarial dado pela Lei 13.316/2016, atualmente em vigor, os salários dos servidores do Ministério Público Federal tiveram um reajuste 12%, dividido em oito parcelas. O salário dos analistas, por exemplo, será de R$ 12.445,30 em janeiro de 2019, já o dos técnicos será de R$ 7.591,37, o que não é nada mal (afora as gratificações por desempenho de função, é claro).

E é isso!

Estudem os editais anteriores, organizem a preparação e bumbum na cadeira, pois a concorrência, para variar, vai ser bem grande!