?Prejudicados? por erros em exames da OAB, candidatos avaliam representação internacional

Terça, 18 de fevereiro de 2014

oea

Bacharéis em direito que se sentiram prejudicados nos últimos três exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reunirão, na próxima quinta-feira (20), às 14h, para discutir a formulação de uma representação na Organização dos Estados Americanos (OEA) contra o Conselho Federal da instituição.

De acordo com Antoniel Ferreira Júnior, um dos candidatos supostamente prejudicados e organizador da reunião, a OAB apresentou erros no 10º, 11º e 12º testes. Na última prova, realizada no domingo (9), candidatos reclamaram de uma errata feita verbalmente, durante a prova, na peça prático-profissional de direito administrativo. ?Você estuda, se prepara, faz investimento, compra livros... E então a Ordem faz uma errata, com erro, no meio da prova.

Tivemos prejuízos no tempo, sem contar a questão psicológica?. De acordo com Júnior, a OAB cria padrões de respostas errados para diminuir o número de aprovados. ?No 10º exame, criaram um padrão de resposta contrário à lei, à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, e reprovaram um monte de gente?, disse o candidato.

Ele lembra que em agosto de 2013 a presidente da Comissão de Exame de Ordem da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Cyntia Possídio, questionou as "inconsistências" apresentadas na prova e chegou a solicitar que a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que elabora o teste, se manifestasse sobre os questionamentos.

Segundo o vice-presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira, a seccional ainda não teve tempo de avaliar a questão por causa das discussões sobre o reajuste do IPTU, mas todos os questionamentos são enviados, diretamente e sem um posicionamento da instituição, para o Conselho Federal da OAB, responsável pelo exame.

Fonte: Bahia Notícias

Olha...acho que produziria mais efeito buscar o MPF do que tentar uma representação internacional, sem descartar, evidentemente, o ajuizamento individual de ações. E parece-me que um movimento neste sentido já está sendo tomado.

O caso das erratas destoa do que a Justiça ordinariamente julga em torno do Exame. Não se trata do caso de questionar o posicionamento da banca, e sim da superveniência de prejuízos em função da própria aplicação da prova, que prejudicou a capacidade de cognição plena do enunciado por parte dos examinandos que fizeram a prova de Administrativo.

Não é, já adianto, o caso de mandado de segurança, pois será necessário estabelecer uma dilação probatória.

E não é também algo que será fácil de resolver, mas há um direito subjacente claro aí.