Sexta, 10 de dezembro de 2010
Todo site tem um limite de capacidade para suportar um número X de usuários ao mesmo tempo. Quando uma pessoa acessa um site, ela usa o que chamam de "banda", que é a capacidade do site em suportar esses usuários.
Exemplificando, o POrtal Exame de Ordem suporta um determinado número de usuários, e o site youtube suporta um número infinitamente maior, principalmente por disponibilizar um volume de informações gigantesco. O Google possui "data centers" ao redor do mundo com uma capacidade de processamento de dados que beira ao absurdo.
Um site então precisa fazer um planejamento do número de acessos para evitar falhas e quedas, pois sua capacidade suportar visitantes tem um limite.
Vejam então por que o site da FGV caiu:
No dia da divulgação do resultato, a curva de visitas deu um pulo. A média de visitante do site da FGV oscila em aproximadamente 100 mil acessos (0,01 representa 100 mil; 0,02 representa 200 mil). De repente pulou para 240 mil acessos. O servidor não deu conta.
Ou seja, faltou infraestrutura de TI para suportar a demanda, e o resultado foi esse que vocês puderam acompanhar.
O curioso está em constatar que o número de acessos para a prova da 1ª fase foi MAIOR do que o número de acessos da 2ª. A razão disso eu não saberia explicar:
Essa sobrecarga efetivamente foi surpreendente. Espera-se menos acessos na 2ª fase do que na 1ª em razão da redução do número de interessados. Acredito que a FGV foi surpreendida por uma demanda extraordinária de banda.
A única justificativa imaginável é que parentes e amigos dos candidatos tenham invadido o site da FGV para acompanhar o resultado, ou, algum outro evento de relevância, desconhecido por mim, tenha ocorrido no mesmo dia, demandando mais banda ainda.
Enfim...caiu!