Por que é uma HONRA ser um advogado!

Sexta, 21 de novembro de 2014

Advogar para alguém, e quem é advogado sabe, é uma missão.

Missão porque o advogado é o intermediário entre seu cliente, um problema, o Estado e a solução do problema.

É isso que um advogado é: um intermediário.

Mas não qualquer intermediário: o advogado é O intermediário. Esse é o seu papel!

O advogado coloca a si mesmo diante de uma demanda, providenciando a busca de Justiça para o seu cliente. E isso é tão honroso que a sua remuneração tem um nome especial: honorários!

O termo "honorários" deriva do Latim honos, ?honra?. Adquiriu este significado do pagamento feito por serviços de especial merecimento.

Pois quando um advogado é escolhido, ele é HONRADO pela confiança nele depositada. E é ele, o advogado, que protege a honra, a imagem, o patrimônio, a liberdade e até mesmo a vida de QUALQUER um.

Como já havia escrito aqui uma vez, se o Poder Judiciário tem órgãos, os advogados são o sangue, pois eles é que movimentam a o sistema.

Escrevi isso ANTES de mostrar a imagem abaixo. Ela foi publicada em uma página do facebook chamada "Movimento Brasil Consciente", com 138 mil curtidas, que me despertou não só tristeza, pela maldade da montagem, como indignação com o aviltamento da imagem de um grande advogado falecido ontem.

2

A montagem de consciente não tem nada. Na realidade ela explicita uma ignorância até comum contra os advogados: o de supostamente defenderem pretensos "bandidos".

É muito comum, até mesmo dentro das faculdades de Direito, vermos colegas se indignando quando o professor de Direito Penal pergunta se "seríamos capazes de defender estupradores".

Já vi mais de uma vez pessoas indignadas com tal possibilidade, pois defender tal tipo de criminoso seria algo "impensável."

Daí deriva a pergunta: se não o advogado, quem defenderia os acusados em geral?

Antes de responder, é forçoso lembrar um caso bastante recente que chocou todo o país: o linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus.

5

Ela faleceu dois dias após ter sido brutalmente espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo. Ela foi agredida em decorrência de um boato gerado por uma página em uma rede social afirmando que a dona de casa sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra.

Mulher foi espancada até a morte no Guarujá por causa de boato na internet

Essa é a representação mais BRUTAL, perfeita e acabada do significado da ausência de alguém que pudesse representar a voz dela, defendendo-a do ARBÍTRIO: o advogado.

Porque é exatamente isto o que acontece quando o advogado e a Justiça se fazem ausentes. O arbítrio e sua irmã violência geram a mais terrível das proles dessa relação incestuosa: a Injustiça e a Insegurança!

O advogado existe exatamente para proporcionar a QUALQUER UM a percepção de que não será JUSTIÇADO, e o justiçamento sempre é arbitrário.

Isso porque qualquer um, qualquer um mesmo, pode ser vítima de uma injustiça.

Um dos pilares do Estado de Direito está em garantir a qualquer um julgamento de acordo com as leis, exatamente para evitar abusos e inseguranças.

Estupradores, corruptos, ladrões, homicidas merecem essa proteção, pois, para evitarmos o arbítrio, antes todos são meramente ACUSADOS e não CULPADOS.

Quando um advogado defende um pretenso estuprador, por exemplo, ele não está defendendo só o acusado em si, mas sim TODO O SISTEMA, inclusive eu, você e qualquer outra pessoa. É o sistema, incluindo aí as garantias legais e constitucionais, que visam impedir o justiçamento de um inocente em razão do achismo, abuso ou da maldade dos outros.

Fabiane Maria de Jesus morreu por conta de um simples achismo...

Márcio Thomas Bastos foi um dos melhores, talvez o MELHOR advogado de sua geração e não merecia uma montagem tacanha como esta. Aliás, tal montagem não tem o condão de lhe macular em nada a memória.

Ele foi HONRADO por poder defender todos os seus clientes, inocentes ou não, da melhor forma possível. E ele fez o que, exatamente, se espera de um advogado. E isso para o bem de todos nós.

Quanto ao Movimento Brasil Consciente e seus idealizadores, resta apenas o meu particular repúdio e uma constatação: de conscientes vocês não têm NADA!!

E quanto a vocês, jovens futuros advogados, não se deixem intimidar por este tipo de manifestação, tão absurda como comum.

Antes de tudo é uma HONRA ser advogado e um garantidor do Estado de Direito. Vocês serão a linha de frente na proteção das garantias de todas as pessoas, sejam elas o que forem.