Polícia Federal já está atuando no caso do assassinato do professor Thiago Godoy

Quarta, 15 de outubro de 2014

promotor_thiago_faria_soares

A notícia abaixo é do último dia 2, mas só tomei ciência dela hoje.

A PF já está no caso do professor Thiago Godoy, cujo assassinato completou um ano ontem. Confiram a notícia publicada no site do MP/PE:

Promotor: PF à frente das investigações

A Polícia Federal (PF) já está no caso da investigação do assassinato do promotor Thiago Faria Soares. A informação foi confirmada pelo gerente de Comunicação Social da PF, Giovane Santoro. Segundo ele, os federais iniciaram trabalhos preliminares logo depois da publicação sobre a decisão de federalização do episódio, há cerca de 15 dias. O Ministério Público Federal e Justiça Federal já indicaram nomes para acompanhar o inquérito da PF.

?São conversas com os delegados que estavam no caso com o Ministério Público do Estado. Isso é necessário para que a PF já tenha algumas linhas de condução para quando o inquérito voltar?, disse Santoro. Os volumes, contendo todas as apurações das investigações, ainda estão com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ainda segundo o Gerente de Comunicação, não foi definido o nome do delegado que conduzirá a nova investigação. Porém, Giovane Santoro disse que a apuração deverá ficar a cargo de um delegado especial de outro estado, e que terá a função exclusiva de elucidar a morte do promotor. O assassinato de Thiago completa um ano no próximo dia 14.

No âmbito da Justiça Federal e Pernambuco (JFPE) será e competência da magistrada Carolina Malta, da 36ª Vara - que julga crimes dolosos contra a vida - as autorizações para novas coletas de provas, mandados requisitórios e pedidos de prisão solicitados futuramente pela PF. Ela dará o suporte legal dos próximos passos da polícia. Segundo a Assessoria de Comunicação a JFPE, está sendo aguardado retorno do inquérito para que os volumes sejam apreciados pela juíza.

Também foram definidos os nomes dos procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que trabalharão no caso a partir de agora. Desde o dia 23, foram designados Rafael Nogueira, que é do MPF em Pernambuco, e Ubiratan Cozetta, que é de Brasília. Ambos vão acompanhar as novas investigações e desdobramentos sobre as apurações policiais. Nogueira monitora o caso Thiago Faria desde o começo. No mesmo dia do assassinato, ele foi indicado pelo procurador geral da República para acompanhar as investigações. Auxiliou, também, o Ministério Público de Pernambuco em iniciativas do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), entidade ligada ao MPPE.

EMBOSCADA Thiago Faria foi morto com vários tiros na estrada que liga as cidades de Itaíba e Águas Belas, no Sertão. Ele dirigia seu carro na companhia da noiva Mysheva Martins e um tio dela, que tem deficiência mental, quando foi emboscado. Os dois passageiros saíram ilesos. A noiva reconheceu Edmacy Cruz Ubirajara como autor dos disparos. O suspeito se apresentou à polícia e foi preso. Foi solto depois de dois meses por falta de provas. A apuração ainda apontou que o mandante do assassinato seria o fazendeiro José Maria Rosendo, que desde a época do crime encontra-se foragido. Uma das principais vertentes para o homicídio seria uma disputa de terras que envolvia Mysehva, Thiago e José Maria. Mas há ainda a possibilidade de crime passional e desavença pessoal motivada pela atuação do promotor na região conhecida como triângulo da pistolagem.

SAIBA MAIS

FEDERALIZAÇÃO -A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a imediata transferência do caso para a PF. A votação favorável do deslocamento de competência foi justificada pela demora no esclarecimento do crime, que representava grave violação dos direitos humanos, e impunidade de mandantes e executores.

Fonte: MPPE