Quarta, 1 de setembro de 2010
O jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar on-line, da Revista Veja, publicou na segunda-feira (30) informações a respeito de uma pesquisa encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil sobre a aplicação do Exame de Ordem.
De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Mato Grosso do Sul, Leonardo Avelino Duarte, os números obtidos pela FGV são preocupantes e merecem uma reflexão mais aprofundada a respeito do tema. ?Esses resultados demonstram que as seccionais precisam estar mais próximas das instituições que oferecem cursos de Direito. A melhoria da qualidade de ensino é tarefa de todos?.
Confira a íntegra do texto:
Voltando para a escola?
A pedido da OAB, a FGV entrevistou 1 500 candidatos que fizeram o último exame da Ordem e constatou: metade dos concorrentes afirma que as principais causas da fraca aprovação dos candidatos a advogado são o despreparo dos participantes e o baixo nível das instituições de ensino.
Para 23% deles, a culpa é dos candidatos e 34% atribuem o fracasso às faculdades. Outros 29% culpam a dificuldade das provas.
Mas não foi por falta de tentativa ou estudo: seis em cada dez entrevistados já realizaram a prova uma ou duas vezes, e sete em cada dez, fizeram cursinho preparatório. Ao todo, 82% são favoráveis ao exame.
Por Lauro Jardim
Fonte: OAB/MS