Pesquisa aponta que jovens estão adiando sonhos devido à pandemia

Sexta, 19 de junho de 2020

Pesquisa aponta que jovens estão adiando sonhos devido à pandemia

A geração mais caracterizada pela descoberta de novas experiências está em compasso de espera e, pior, sendo obrigada a adiar todos os seus sonhos. Esse é mais um dos efeitos da pandemia do novo coronavírus no conjunto de jovens da Geração Z, entre 16 e 24 anos. A constatação é da pesquisa ?Zners ? A Geração Z que Viveu a Quarentena?, realizada pela HSR Specialist Researchers.

O estudo mostra que esse público tem se adaptado a muitos novos aspectos durante o isolamento social, mas está pessimista em relação ao futuro próximo. Eles não se sentem à vontade com a quarentena, visto que 61% estão entediados e 59% ansiosos.

Cadastre-se no Telegram e no Whatsapp para receber informações importantes.

De acordo com o levantamento, a pandemia tem provocado transformações nos comportamentos dos jovens, fazendo emergir novos valores. Porém, a adaptação à nova realidade vem minando o otimismo para muitos aspectos de suas vidas. Além disso, acreditam que serão forçados a adiar quase todos os planos que faziam para este ano, é o que disseram 59% dos entrevistados.

A faculdade é a razão principal de frustrações. Entrar, cursar ou se formar no ensino superior foi apontado por 37% dos entrevistados como o maior projeto de vida a ser adiado em razão da pandemia. Viajar foi citado por 22% deles, trabalhar ou mudar de emprego por 15% e socializar em festas e eventos foi citado por 8%, assim como tirar CNH ? carteira de habilitação (7%), entre muitos planos, são apontados por eles como sonhos que demorarão mais do que imaginavam para serem realizados.

Mas também há aprendizados ? O estudo ?Zners ? A Geração Z que Viveu a Quarentena? ouviu os jovens para analisar cinco dimensões: ?Relacionamento Familiar?; ?Vivendo em um Mundo 100% Online?; ?Alimentação e Saúde?; ?Educação e EAD?; e ?Valores Emergentes e Aprendizados da Pandemia?. Embora existam percepções pessimistas, também foram identificados aspectos positivos nos entrevistados.

Por exemplo, os jovens estão descobrindo mais prazer e dando maior valor à proximidade e aos vínculos familiares. A interação com a família cresceu e o compartilhamento das refeições faz parte da rotina. Para 47% deles há mais conversas com as pessoas de casa e 40% estão participando mais das refeições em família. Além disso, 27% também estão conversando mais com familiares que moram em outra casa.

O estudo comprovou que esses jovens estão explorando muito bem todas as possibilidades das plataformas de conversas online nesses tempos de isolamento social. No total, 59% passaram a utilizar mais as ferramentas digitais de comunicação, sendo que 48% buscam esses recursos para ?encontrar? os amigos. Além disso, 41% dos entrevistados estão criando mais conteúdo, enquanto 21% aproveitam o tempo para fazer novas amizades virtuais.

Pesquisa aponta que jovens estão adiando sonhos devido à pandemia

Curso Completo para XXXII Exame de Ordem - 1ª Fase da OAB

A Geração Z também está se aventurando na cozinha e fazendo ainda mais atividade física durante a pandemia. Além disso, 57% deles acreditam que, após o período de isolamento, o público ficará mais sintonizado nas questões de higiene e metade desse conjunto ainda vê preocupação crescente das pessoas no que diz respeito aos cuidados com a mente.

Com relação aos estudos, os entrevistados apontaram problemas e insatisfação. O ensino a distância está alcançando 56% dos jovens, porém 67% desse conjunto não estão gostando da prática. Entre as falhas apontadas está a falta de método, conteúdo e dinamismo das aulas. Além disso, a ausência de contato pessoal com os amigos no dia a dia é muito sentida e torna a educação remota chata.

Adicionalmente, a pesquisa indica alguns aprendizados nesse período, bem como o fortalecimento de valores. Para 51% deles ficaremos ainda mais humanos e 50% acreditam que cuidaremos mais uns dos outros. Os resultados também revelam que 43% dos entrevistados pensam que seremos mais colaborativos. E o olhar para o próximo também ganhou importância, pois 75% manifestam medo de contaminar outras pessoas de forma geral e 57% expressam temor de contagiar alguém da própria família. Outro dado sinaliza que 47% pretendem continuar a ajudar amigos, familiares, vizinhos e desconhecidos após a pandemia .

?Essa geração tem uma relação com o tempo bem especial. Esses jovens não se veem projetando a vida em décadas, mas, no máximo, em poucos anos. Quando se percebem em um momento sem muitas perspectivas ou solução aparente em curto prazo ? da qual não podem fazer parte ? desanimam. Eles são ágeis e, de certa forma, se acham independentes. O cenário faz com que toda essa certeza de vida enfraqueça?, analisa Naira Maneo, sócia-diretora da HSR Specialist Researchers.

Metodologia e dimensões ? A pesquisa realizada na segunda semana de maio ouviu mais de 1,5 mil jovens, entre 16 e 24 anos, das classes sociais A, B e C, nas principais capitais brasileiras, tendo como base questionário estruturado a partir de levantamento qualitativo realizado em abril. O estudo foi estruturado em cinco dimensões para analisar de forma ampla os pensamentos e sentimentos dos jovens.

Fonte: abc da comunicação