O peso de apenas um pontinho na prova objetiva da OAB

Quarta, 15 de maio de 2019

O peso de apenas um pontinho na prova objetiva da OAB

Um candidato vai para a prova da 1ª fase e tira 39 pontos. Isso é muito comum, evidentemente, e é mais comum ainda este candidato ficar se lamentando pela falta de sorte e pelo mísero pontinho perdido.

Comparando os 39 pontos com 40 a diferença é ínfima: a menor possível.

PIOR! E quando o candidato acerta os 40 pontos e no dia seguinte a OAB retifica o gabarito, e ele cai para 39 pontos? Isso aconteceu no XXVII e XXVIII Exames, e foi muito traumático para muitos candidatos.

Whatsapp do Blog - 61.99314.4383

Mas os números não mostram a realidade, e a realidade é que essa diferença é MUITO MAIOR do que se imagina.

A prova tem 80 questões e elas abordam um universo muito grande de leis e doutrina. Imaginem todo o volume de temas vinculado ao Direito Civil, por exemplo. E de todo esse universo de conteúdo apenas 7 questões podem ser formuladas pela FGV.

Ou seja: para acertar as 7 questões é preciso dominar praticamente tudo da disciplina.

Um exemplo mais vertical ainda. Imaginem que Ética Profissional passe de 8 questões para apenas 1 na prova, mantendo todo o volume de conteúdo a ser estudado atualmente.

Para ter a certeza de que essa única questão será resolvida corretamente, o candidato tem de saber TUDO da disciplina. Se ele domina 90% do conteúdo corre o risco da questão ser formulada com os 10% restantes. Se ele errar a questão o seu desempenho será de 0% na disciplina, mesmo dominando os 90% restantes.

São 17 disciplinas, um monte de diplomas normativos, mais um outro tanto de doutrina e jurisprudência, e tudo para ser demandado em apenas 80 questões.

Percebem que adicionar mais um acerto ao cálculo significa dominar um naco bem grande de conteúdo?

Sim, a diferença entre 39 e 40 pontos pode ser, sem dúvida, de 4 ou 5 dias de estudo a mais.

E isso NÃO É pouca coisa.

Claro! A diferença pode ser também derivada de uma falha metodológica na preparação, ou mesmo de fatores de ordem emocional, mas ainda assim, quanto mais se estuda maior a probabilidade de aprovação.

Podemos considerar no cálculo a fato da banca não anular questões nitidamente equivocadas, mas isso tem de ser considerado como um elemento a ser superado também. Sim, é preciso sempre estudar para tirar bem acima dos 40 pontos, pois a banca (e a falha em algumas questões) podem atrapalhar o projeto de aprovação.

A grande diferença entre tirar 39 e 40 pontos na prova objetiva

Foco Total Jus21 - Cronograma individualizado semanal, simulados semanais, gestão do estudo, aulas intensivas, módulo de resolução de questões

Intensivo Jus21

Curso de Resolução de Questões

Logo, se você está tirando 38 ou 39 pontos nos seus simulados PRECISA fazer uma análise séria das causas desse desempenho e buscar reparar a preparação, estudando ainda mais.

Lembrem-se: a reprovação não é por apenas um ponto, mas sim por muito mais.

Cada ponto na prova significa vários dias de estudo, com muitas questões resolvidas, aulas visualizadas e revisões efetivadas. A diferença entre 39 e 40 pontos é muito maior, maior mesmo, do que os simples números indicam.

Pensem nisso!