Perguntas e respostas 2

Quarta, 29 de setembro de 2010

Continuando no périplo de e-mails e perguntas no blog (só no blog, hoje, foram mais de 400 perguntas) eu selecionei as mais comuns para responder aqui, pois é impossível responder todo mundo.

Vamos lá!

Vivi Enviado em 29/09/2010 às 12:44 Dr, e a lista preliminar com o nome dos aprovados qdo sai?

Somente no dia 08/11. Acabei de ligar na FGV e a atendente disse que o cronograma do anexo 3 do edital será seguido rigorosamente. Vejam o edital - EDITAL OAB/FGV 2010.2

Elenir Szpack Enviado em 29/09/2010 às 12:43 Caros Gostaria de saber se existe alguma forma de recorrer da data imposta pela FGV sobre a divulgação do espelho do gabarito da prova do dia 26/09. preciso muito deste espelho?..a data de 08/11 é muito distante, estamos na duvida estudar para a proxima 1ª fase ou estudar para a segunda fase?. estamos sendo prejudicados. A FGV foi muito falha em relação a esse assunto ( espelho).

Não tem como recorrer disso. O edital deve ser impugnado quando publicado. Agora todos estão vinculados...

Hugo Enviado em 29/09/2010 às 12:29 É verdade, mas isso não pode impedir que façamos os nossos recursos, quem estiver sem seus cadernos de questões, deve elaborar o maior número de recursos possíveis. No meu entendimento, essa foi uma jogada da FGV para diminuir a quantidade de recursos para análise.

Concordo contigo. Já que muitos candidatos não terão acesso ao espelho, recorram de tudo o que aparecer. É a única alternativa face a essa falha da FGV.

celso Enviado em 29/09/2010 às 12:18 ola gostaria de saber se é possivel anularem 5 questões?.fiquei com 45 =(

É muitíssimo improvável. Mais improvável ainda se o percentual de aprovados for grande. Se assim for, a probabilidade de não anularem nenhuma também é real.

Aluisio Ricardo Enviado em 29/09/2010 às 11:37 Caro Dr. Mauricio, agradeço muito a sua ajuda e compreensão, porem, para ganhar tempo e analise de outros possiveis recursos, não consigo copiar a questão 11, por motivo do mesmo encontrar-se Protegido, existe alguma forma de liberar o bloqueio dos recursos para facilitar as nossas vida?

Aluísio. O texto do blog é protegido para evitar a ação dos plagiadores, que não são poucos. Infelizmente essa foi uma opção antiga que tivemos de adotar. Eu aconselho a você digitar diretamente da tela, já parafraseando, pois os recursos não podem ser iguais.

Denilson da silveira Enviado em 29/09/2010 às 11:36 De acordo com sites oficiais existe 06 questões certas passiveis de anulação, segundo a propria fgv.

Denilson, isso de questão certa para ser anulada não existe. Muito menos a FGV se manifestaria nesse sentido.

jujuli Enviado em 29/09/2010 às 11:29 O curso de tributário terá alguma aula inédita??? Me matriculei mas todas as aulas são da 2ª fase passada?É pq eu assistí essas aulas?e assistir exatamente as mesmas de novo é dose!!! Fui aprovada no 2010.1 aos 45 do segundo tempo (com as anuladas e portanto faltando 15 dias para a 2ª prova) e por isso, infelizmente, não passei, embora eu tenha achado a prova muito tranquila, mas realmente me preocupei em estudar as peças mais ?cascudas? e a que caiu foi a mais fácil! Enfim?graças à Deus passei nessa novamente e agora sim terei tempo suficiente pra estudar bastante?

TODAS as aulas de todos os cursos para a 2ª fase fase serão inéditas. Na verdade, AINDA serão gravadas. As aulas que não são inéditas são aquelas de 1ª fase que estão sendo oferecias como bônus para os inscritos nos cursos de 2ª fase.

O professor Renato NÃO oferece aulas já gravadas de cursos anteriores para novos cursos nunca. Isso é filosofia da empresa.

Ubiraci Esteves Enviado em 29/09/2010 às 11:25 Professor Maurício, minha dúvida é com relação ao procedimento de anulação desta questão. São os próprios candidatos que, no momento do recurso pedem a anulação, ou são vocês do Portal que tomam tal iniciativa? Obrigado pelo auxílio neste momento.

O Portal só dá dicas sobre os recursos. Não temos legitimidade para recorrer. Só quem se inscreveu que podem recorrer, e todos devem fazer isso.

Luísa Enviado em 29/09/2010 às 10:13 O CURSO do prof. Pedro Barreto não faz correção das peças? pois na minha opinião teria que ter a correção! obrigada

Os cursos de 2ª fase tem aulas de correção, em que o professor corrige provas passadas aos inscritos, mas não há correção individual das provas.

Deny Enviado em 28/09/2010 às 23:05 Oi,

Uma questão que o gabarito está equivocado é esta:

Um determinado Estado-membro editou lei estabelecendo disciplina uniforme para a data de vencimento das mensalidades das instituições de ensino sediadas no seu território. Examinada a questão à luz da parti lha de competência entre os entes federati vos, é correto afi rmar que:

(A) mensalidade escolar versa sobre direito obrigacional, portanto, de natureza contratual, logo cabe à União legislar sobre o assunto. (B) a matéria legislada tem por objeto prestação de serviço educacional, devendo ser considerada como de interesse típico municipal. (C) por versar o conteúdo da lei sobre educação, a competência do Estado-membro é concorrente com a da União. (D) somente competi rá aos Estados-membros legislar sobre o assunto quando se tratar de mensalidades cobradas por instituições particulares de Ensino Médio.

Deram como gabarito a alternativa A, porém a CF é clara em seu art. 24, IX:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

IX ? educação, cultura, ensino e desporto;

LOGO ? deve ser anulada!!! CF é CF!

Há uma confusão aí. Legislar sobre educação é uma coisa. A CF trata de parâmetros educacionais, e a questão trata de uma questão de natureza contratual relativa a venda de serviços de educação, o que são coisas distintas.

A questão está certa.

lorena Enviado em 29/09/2010 às 13:28 gostaria de saber se para eu transcrever o recurso eu tenho que escrever o enuciado da qustão com todas as alternativas e apontar a correta pelo gabarito e so depois argumentar?? ou não é necessário transcrever a questão e somente argumentar? obrigada!

Basta entrar diretamente com as razões do recurso, sem transcrever seu enunciado.