Terça, 20 de março de 2012
Eis que muitos candidatos sentem-se como se estivessem percorrendo as estreitas veredas do vale da sombra da morte da OAB (sim, sim, esse nome é mega dramático mesmo...)
E sentem-se porque a prova está diante dos seus olhos e toda a ansiedade do mundo aflora.
Os candidatos não conseguem pensar em outra coisa a não ser na prova, comem de forma compulsiva, ficam ansiosos, têm até pesadelos com ela.
Não, isso não é exagero, é verdadeiramente real - Candidatos falam sobre suas expectativas faltando 6 dias para a prova da 2ª fase da OAB. Em maior ou menor grau todos sofrem. É como caminhar por uma vereda em que os medos e pavores ficam espreitando na penumbra.
É uma das características mais marcantes do Exame de Ordem.
O grande sonho de todos os candidatos é tentar adivinhar a peça, descobrir de alguma forma como seria a prova e disso retirar algum conforto. Projetam o tempo inteiro se darão conta de fazê-la, criando para si mesmos um estado de ansiedade absurdo.
Deixem-me contar um segredo: vocês, tecnicamente, já estão prontos para a prova. Independente do que aparecer, tenho a certeza de que cada um saberá o que fazer.
Não existe esse que é aprovado na 1ª fase e não estuda para a prova subjetiva. Todos estudaram.
Não é uma questão do que vai cair na prova ou se ela será fácil ou difícil: ISSO NÃO IMPORTA!
O ponto central é se vocês irão ter calma o bastante para não cometer falhas.
A grande maioria dos reprovados cai por vacilar, e não por não saber.
Agora, faltando 5 dias para a prova, foquem os estudos na identificação da peça, que é 50% da prova e grande fonte de calma na hora H.
O resto, todo o resto, é mera resultante de um estado de paranóia criado pelo medo do desconhecido.
Mas esse desconhecido não tem força o bastante para assustar.
Olhem o histórico das provas anteriores e verão que nada de espetacular foi pedido nos últimos 3 anos. Nenhuma peça impossível ou "desconhecida" foi cobrada - Histórico de peças processuais anteriores
Tenham a mais absoluta certeza do que vou lhes falar agora: o candidato frio, calmo, tranquilo, que enfrenta a prova preocupado em compreender bem os problemas, sem deixar passar os detalhes, dificilmente reprova.
Dificilmente...
O segredo do sucesso chama-se ATENÇÃO, virtude essa ausente em quem se deixa dominar pela ansiedade e pelo medo.
Tô cansado de ver candidatos que ficam por no mínimo 0,1 pontos chorando pelos detalhes não observados.
Assumam para si mesmos que estão prontos (e vocês realmente estão) e esperem pela prova. Não quer dizer que será fácil, mas todos vocês têm todas as chances do mundo de passar.
Vocês estão prontos para isso!