Pedreiro consegue se formar em Direito para realizar o sonho de ser delegado

Sexta, 18 de setembro de 2015

Mais uma emocionante história de superação!

Aos 63 anos de idade, o pedreiro Joaquim Corsino realizou um sonho: concluir a graduação no curso de direito. Após 40 anos de muitas lutas, o mais novo bacharel finalmente recebeu seu diploma da graduação na última quinta-feira, dia 17.

Pedreiro consegue se formar em Direito para realizar o sonho de ser delegado 2

Nascido em Itumirim, uma cidadezinha de Minas Gerais, Joaquim mudou-se para o estado do Espírito Santo aos 18 anos. Aos 20, formou-se em um curso técnico de administração. Tentou vestibular em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), porém, sem sucesso, desistiu dos estudos e passou a se dedicar exclusivamente ao trabalho. A partir daí começou a exercer a atividade de ajudante de pedreiro.

Apesar do sonho adiado, Joaquim não desistiu. Durante muitos anos trabalhando na área da construção, mas já como pedreiro, ele passou a poupar parte do dinheiro que ganhava para voltar a estudar e alcançar seu maior objetivo, ser delegado. Além de construir sua casa, Joaquim conseguiu economizar R$55 mil para os estudos.

Em 2008, Joaquim finalmente conseguiu ingressar no curso de direito em uma faculdade privada, no entanto, as dificuldades não pararam por aí. Após concluir quatro períodos, um amigo lhe pediu dinheiro emprestado e não pagou. Novamente, sem recursos para custear os estudos, teve que adiar mais uma vez o seu sonho.

?Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo?, explicou.

Em 2012 Joaquim voltou a estudar e não parou mais até se formar.

As dificuldades que Joaquim enfrentou para concluir o tão sonhado curso não param por aí. Após o árduo trabalho de pedreiro, Joaquim tinha que percorrer diariamente um trajeto de 42 km da sua casa em Cariacica até a faculdade localizada na cidade de Vitória. E tudo isso de BICICLETA!

Pedreiro consegue se formar em Direito para realizar o sonho de ser delegado 3

E quem pensa que o mineiro se deu por satisfeito está enganado. O próximo objetivo de Joaquim é ser aprovado no Exame de Ordem e, em seguida, caminhar em busca do seu grande sonho de ser delegado.

?Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso?.

A caminhada é difícil, e isso todos sabem. Mas não é impossível.

Histórias como a de Joaquim nos mostram que todo sonho pode ser alcançado quando passa da esfera da mera vontade e passa para o da ATITUDE. E foi isso que ele teve. Sonhou, buscou e conseguiu. Apesar de todas as dificuldades que foram arremessadas em seu caminho, não desistiu.

Persistência é a palavra-chave. Quem tem um objetivo e se dedica a um projeto de vida tem que ter em mente que a caminhada é dura, mas não impossível.

Com informações da Gazeta Online