A paulada de Élio Gaspari: "A OAB transformou-se em um cartório de franquias".

Quarta, 23 de maio de 2018

A paulada de Élio Gaspari:

O respeitado jornalista Elio Gaspari, famoso pela sua coleção de livros sobre a ditadura militar, colunista da Folha de São Paulo, OGlobo e outros jornais, escreveu um contundente texto hoje sobre a atual situação da OAB.

O texto, ácido, deve ser lido por todos os advogados e futuros advogados, pois a instituição é fundamental para a advocacia e uma visão crítica sobre ela precisa ser compartilhada por todos.

Nós precisamos pensar sempre o que a Ordem é e qual será o seu futuro.

Gaspari escreveu que a OAB "se mete em tudo, vive de cobrança compulsória, não mostra suas contas e preserva a eleição indireta."

E sim, a OAB tem verdadeira aversão a eleição direta para presidente do CFOAB e NUNCA se mobiliza de verdade para efetivar as eleições diretas.

A contradição entre discurso e prática interna é manifesta e NÃO existem desculpas para isto.

Ainda segunda Gaspari, a OAB se transformou em um cartório de franquias.

A verdade é que uma visão como esta, difundida e corroborada por muito, fragiliza a entidade. O problema é que Gaspari fala de algo que já faz parte da percepção de muitos, mas muitos advogados.

Por que a classe tem de pagar para sustentar carros particulares e viagens nababescas dos nossos representantes? Quanto custa manter a atual estrutura da Ordem e dela o que efetivamente se reverte em benefícios para a classe?

Qual é, verdadeiramente, o problema do TCU em fiscalizar as contas da OAB?

Estamos em ano eleitoral e está na hora de todos nós cobrarmos respostas e mudanças.

Confiram o texto de Gaspari no site da Folha de São Paulo:

O TCU poderá abrir a caixa da OAB.