Segunda, 27 de junho de 2011
""De: Mônica Assunto: Exame de Ordem + pedido de socorro!
Mensagem:
Oi Maurício! Acompanho seu blog há, pelo menos um ano e meio e nunca mandei e-mail, embora tivesse vontade. Esse será meu sexto exame e já está batendo um desânimo absurdo de estudar! Sempre amei o direito! Comecei a fazer estágio no 3º período e sempre fui elogiada pelos meus chefes. Cheguei a ser estagiária da Defensoria Pública, na época que tinha prova de seleção. O exame de 2010.2 pra mim foi a decepção total. Fiz 2 anos de estágio na VEP, amo direito penal, minha monografia foi nessa área e nunca deixei de estudar, por prazer! Passei para a 2ª fase e tirei 1,25 na peça. Menos do que amigos a quem ensinei a matéria. A frustração foi tão grande que me desestimulei totalmente para estudar! Já pensei até em mudar de profissão. Mas amo tanto o Direito que quero essa carteira. Falta menos de um mês, assisti algumas aulas do curso do Renato Saraiva online, mas não me sinto preparada. Peço, por favor, que me ajude! O que estudar nessa reta final? Como estudar? Alguns dizem para eu ler a lei, outros para fazer exercício. Estou perdida! Me ajuda, por favor!
Obrigada!
Att, Mônica""
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Não são poucos os candidatos que fazem algumas vezes o Exame de Ordem e sempre batem na trave, fazendo sistematicamente 47, 48 ou 49 pontos.
Esse é o candidato limítrofe, que fica sempre na fronteira da aprovação, quase lá, batendo na trave...
Pois é Mônica, bater sempre na trave tem um potencial destrutivo sobre a vontade de qualquer candidato. Reprovar 1, 2, 3, 4, 5, 6 vezes... que barra!!!
Eu sinceramente admiro que consegue continuar na luta após colher tantos insucessos. É preciso uma força de vontade descomunal para continuar na luta.
Mas também a NECESSIDADE é um motor importante. Desistir, Mônica, NÃO É UMA OPÇÃO.
Por que não?
Considere o tempo gasto para concluir o curso, o dinheiro investido na faculdade, o direcionamento da vida em função do curso e do sonho de se ter uma profissão, o ego e a própria dignidade envolvidos em todo esse processo.
Desistir não é uma opção.
E se não é opção, como então para de bater na trave?
Como conseguir, finalmente, acertar 50% da prova?
Faltam 20 dias para a prova, já entramos na reta final, e a perspectiva de bater de novo na trave assusta.
Segue aqui uma proposta de estratégia para finalmente os 50%, agora 40 pontos, serem finalmente atingidos.
1 - DIAGNÓSTICO
Por que o candidato sempre fica no zona limítrofe, acertando 47, 48 ou 49 pontos?
O primeiro passo deve ser direcionado para se descobrir as razões, as causas do insucesso.
Então eu pergunto, Mônica, você já fez uma avaliação estatística do seu desempenho no Exame?
Certamente você em um desempenho melhor em algumas disciplinas, sendo que em outras seu desempenho deixa a desejar.
Mas quais? Em que proporção?
Essa pergunta é FUNDAMENTAL para se desenhar uma solução. Sem uma clara noção de suas virtudes e deficiências a dificuldade em se buscar soluções é imensa.
Pior, seus esforços serão direcionados na base do empirismo e do achismo: acho isso, devo fazer aquilo, sem um fundamento claro do que se fazer. Assim você perde tempo e foco, a receita correta para colher mais uma reprovação.
Se você fez 6 provas, certamente terá um mar de dados para traçar seu desempenho estatístico por disciplina, e assim obter um diagnóstico de desempenho.
Como montar o diagnóstico?
Primeiro separe as provas, uma por uma, e em cada veja quais e quantas questões foram destinadas pra cadas disciplina.
Você vai encontrar as seguintes disciplinas, por ordem de IMPORTÂNCIA (a ordem de importância é determinada pelo número de questões cobradas em cada disciplina):
1 - Disciplinas muito importantes
Direito Civil,
Direito Processual Civil
Direito do Trabalho
Direito Processual do Trabalho
Direito Penal
Direito Processual Penal
2 - Disciplinas importantes
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Tributário
3 - Disciplinas medianas
Direito Empresarial
Direito Internacional
ECA
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
4 - Disciplina especial
Ética Profissional
Direitos Humanos (não há histórico de questões nessa disciplina)
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Em cada prova você terá de determinar quantos porcento de cada disciplina você acertou. Pode parecer um trabalhinho muito chato (e é um trabalhinho chato mesmo!) mas ele é fundamental para você SE CONHECER.
Não o despreze!
Vamos a um exemplo! De um modo geral, caem 10 questões de Direito Constitucional. Então vamos fazer uma análise hipotética de seu desempenho nas últimas 3 provas:
2010.1 - 10 questões / 6 acertos - 60% de aproveitamento
2010.2 - 10 questões / 5 acertos - 50% de aproveitamento
2010.3 - 10 questões / 7 acertos - 70% de aproveitamento
Média percentual total de acertos - 60%
Isso deve ser feito com todas as disciplinas em todas as provas passadas.
(NOTA: é fácil fazer um percentual de 10 questões, mas nem todas as disciplinas têm 10 questões por prova. Então, para fazer o percentual de qualuqer número, considere, por exemplo, que 8 (ou 6, ou 3 ou qualquer outro número) representa 100%. A partir daí faça uma regra de 3 simples: se 8 é igual a 100% (das questões de determinada disciplina em uma prova, X (que representa o número de acertos) é igual a Y (o percentual de acertos daquela disciplina percentualmente)
8 - 100%
X - Y%
Pode parecer preciosismo meu "ensinar" a fazer uma regra de três aqui, mas é só para ajudar na agilização do processo.)
Ao concluir o trabalho, prova por prova, você terá um quadro do seu desempenho, e também informações muito úteis para iniciar uma reflexão.
Aqui você pode constatar duas coisas:
1 - As disciplinas cujo desempenho é sempre ruim;
2 - As disciplinas em que você se julga boa mas não é.
Essa descoberta, essencial como fator de autoconhecimento, permite a escolha do caminho para a adoção da solução mais adequada.
E qual seria ela?
2 - ESTRATÉGIA
E agora, Mônica, que você tem o diagnóstico, poderá traçar a melhor estratégia para conseguir a aprovação na 1ª fase.
E como definir a estratégia?
Vamos considerar que você, como candidata, já possua um LASTRO. O lastro seria aquele volume de conhecimento já apreendido e absorvido, o resultado dos seus estudos até agora. E é esse lastro, ao longo de várias provas, que sempre te conduziu ao resultado de sempre: 47, 48, 49 pontos.
Como estamos em uma reta final, estudar TUDO não é uma solução adequada visando a obtenção daqueles pontinhos finais. O ideal é estudar certo.
Do diagnóstico, você irá definir com precisão exatamente quais disciplinas deverão ser estudadas.
Primeiro você vai atacar as disciplinas em que você sempre se julgou boa mas que o diagnóstico mostrou que o desempenho não foi tão bom assim.
Aqui temos dois detalhes:
1 - Ser bom em uma disciplina no Exame de Ordem significa gostar dela e, ao menos, ter acertado 80% das questões nas provas anteriores. Menos de 80% não representa ser bom em determinada matéria.
2 - Dessas disciplinas escolha aquelas que fazem parte dos grupos MUITO IMPORTANTES, IMPORTANTES e das DISCIPLINAS ESPECIAIS, Ética e Direitos Humanos. Descarte as disciplinas medianas.
DESCARTE também dos seus estudos o Direito Civil e o Direito Processual Civil, exceto se estas forem disciplinas de predileção e você goste delas. São muito extensas para receberem, agora, sua atenção.
Quanto a Ética e Direito Humanos, todo candidato tem de acertar pelo menos 80% delas na prova, independente de gostar ou não delas. Elas representam 30% do necessário para a aprovação (se atingir 40 pontos). E, pelo pouco volume de conteúdo que representam, devem ser integralmente absorvidas.
PRESTE ATENÇÃO!!! Você NÃO vai estudar TUDO dos grupos mencionados logo acima! Você vai reforçar SOMENTE as disciplinas em que você se julga boa e que fazem parte dos grupos.
Sua meta aqui é estudar o que já gosta, reforçando seu conhecimento em áreas estratégicas, pois certamente seu estudo será mais rápido e eficiente; afinal, há predileção pelo(s) tema(s).
Claro! Se o diagnóstico apontar para isso. Se o desempenho nestas sempre foi bom, não há porque agora priorizá-las.
O segundo passo, mais importante ainda, é dar atenção para as disciplinas, também dos grupos MUITO IMPORTANTES e IMPORTANTES em que seu desempenho sempre foi péssimo.
Aqui, exatamente aqui, você conseguirá extrair a maior parte dos pontos restantes para os 50%.
"E devo estudar todas as disciplinas em que sou ruim?"
NÃO!
A sugestão de estudo aqui é tópica, estratégica, visando um resultado específico em função do TEMPO!
Escolha apenas 2 disciplinas desses dois grupos para estudar. Se você arrancar na prova ao menos umas 6 questões de ambas atingirá seu objetivo.
É óbvio que não dá para estudar tudo em tão pouco tempo. Mas atacando disciplinas importantes que historicamente você sempre foi mal, com certeza um extra na pontuação será obtido.
E esse extra no dia da prova fará a diferença, junto com o reforço nas disciplinas em que você é naturalmente boa mas não vinha apresentando um desempenho também bom.
Tudo não passa de uma solução com base na análise de LACUNAS em seu conhecimento. É uma estratégia de estudo pontual.
3 - ESTUDANDO
E como estudar as disciplinas eleitas para essa reta final?
Vou repetir aqui a fórmula de estudo que costumo recomendar. Lembrem-se que o estudo é um processo global, exigindo uma série de etapas para o candidato efetivamente ficar preparado.
O Estudo para o Exame de Ordem pode ser estruturado da seguinte forma, sem no entanto pretender excluir nenhum outro ou considerar este como o melhor:
1 - Leitura da doutrina (específica para o Exame) ou acompanhamento de uma aula acompanhado da leitura SIMULTÂNEA ou logo POSTERIOR da legislação correlata na medida da evolução da leitura ou aula (na aula online o aluno pode parar a aula, ler o que quiser, e depois continuar do ponto onde parou. Isso representa uma imensa vantagem em termos de estudo que a aula presencial ou satelitária não podem acompanhar). Aqui o candidato estabelece os vínculos entre os conceitos, as teorias e a norma;
2 - Elaboração pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo. Se você lembra, o conteúdo, ao menos naquele momento está fixado;
3 - Revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, de preferência, como estamos em uma reta final, logo após esgotar a doutrina da disciplina escolhida. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. É uma ação basilar.
Todo estudante almeja a chamada "memória profunda", ou a fixação definitiva de uma informação em sua memória. Tal processo não acontece por milagre, uso de técnicas mirabolantes ou sistemas mágicos. É preciso ler, compreender, reforçar o conteúdo e disponibilizá-lo com constância, seja dando aulas (para si mesmo até), elaborando resumos sem efetuar nenhuma consulta ou resolvendo exercícios.
A revisão tem o fito de evocar um conteúdo anteriormente estudado e reforçar a fixação deste no cérebro.
4 - A resolução de exercícios é a última etapa desse processo, e ela é FUNDAMENTAL. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é VITAL!
Notem que o processo de estudo não pode ser trabalhado de forma estanque - Você deve se inteirar da doutrina, confrontá-la com a lei, elaborar resumos e resolver exercícios. Essas etapas, distintas entre si, mas consideradas como um processo global, certamente produzirão ótimos resultados como método de aprendizagem.
Não incorra no erro de optar por apenas uma dessas abordagens em detrimento das demais. Pode ser que um candidato tenha sido aprovado apenas escolhendo uma sistemática, mas é muito provável que isso represente uma exceção, e não a regra.
4 - A CEREJA DO BOLO
A preparação nessa reta final também pode ser complementada com cursos específicos e simulados.
Como falta pouco tempo, alguns cursos preparatórios oferecem cursos específicos de revisão para os candidatos fazerem uma revisão final.
Cada um pode fazer (e se quiser e julgar pertinente, é óbvio) aquele de sua predileção.
Vai da percepção de necessidade de cada um.
Eu não posso, entretanto, deixar de sugerir 2 cursos específicos para essa reta final. Um com um foco distinto do outro, mas todos seriam verdadeiras CEREJAS em cima do bolo. Cursos pra dar um grande diferencial no "sprint" final.
Aqui a vantagem, sem descartar o estudo sugerido acima, é de te permitir abranger quase todo o conteúdo da prova, isso através de dicas. Assim a parte não priorizada na estratégia não seria negligenciada.
E o perfil dos cursos abaixo permite isso!
O 1º é o Projeto Super UTI O PROJETO SUPER UTI e tem como objetivo oferecer aos alunos que irão se submeter ao Exame de Ordem 2011.1, uma SUPER REVISÃO de 09 horas com DICAS, DICAS e mais DICAS fornecidas pelos maiores professores especialistas em exame de Ordem no Brasil, abrangendo todas as disciplinas cobradas no Exame.
Uma super revisão intensiva para quem for fazer o Exame!
O curso será on-line e as aulas serão transmitidas AO VIVO pela internet no dia no dia 09/07/2011 e, posteriormente, gravadas e disponibilizadas aos alunos.
O valor promocional é de R$ 48,40 e irá até o dia 30/06/2011.
E o 2º é o PROJETO UTI 60 HORAS, que foi concebido para oferecer aos alunos aproximadamente 60 horas de revisão através de DICAS fornecidas pelos nossos professores, abrangendo todas as disciplinas cobradas e possibilitando que o aluno revise e aprimore seus conhecimentos.
Esse é um curso com perfil diferenciado e tem ajudado MUITOS candidatos nessa reta final!
As aulas já estão todas gravadas e sua carga horária é simplesmente PERFEITA para esses últimos 20 dias antes da prova.
Eu disse 20 dias!!
Esse curso cai como uma luva para os candidatos dentro desse período.
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Muito bem Mônica. Falta pouquíssimo tempo para a prova, mas creio ser possível, plenamente possível, superar as adversidades e conseguir a aprovação na 1ª fase.
Bons estudos!!