Padrão de resposta do V Exame de Ordem Unificado será publicado hoje

Segunda, 19 de dezembro de 2011

Hoje será divulgado o padrão de resposta do V Exame de Ordem Unificado

Provavelmente será por volta das 17h. Na prova passada este também foi o horário previsto, mas saiu pouco depois das 19h. Esperar quase todo o dia não é uma perspectiva muito agradável, mas vocês precisam se preparar para isto.

Não descarto também a publicação ao meio-dia, mas aposto mais no fim da tarde.

Qual a importância do padrão de resposta?

Ele é a justificativa teórica do espelho, apontando os fundamentos jurídicos para a resposta que deveria ser ofertada pelo candidato.

No Exame passado os critérios do espelho vieram juntos com o padrão de resposta. Mas tenham em mente que o padrão NÃO implica em nota. Teremos de aguardar o dia 26 para sabermos como a FGV pontuará INDIVIDUALMENTE cada item da prova em conformidade com o espelho.

Não raro o candidato vê sintonia entre o padrão, o espelho e sua resposta, mas na hora da divulgação do resultado é surpreendido na correção. Logo, o padrão tem uma importância limitada. Representa mais uma antecipação para o dia do resultado.

A grande verdade só no dia 26.

Mas as dúvidas relevantes quanto aos critérios de correção serão sanadas agora, principalmente nas provas de constitucional, empresarial e penal.

Na prova de Constitucional saberemos qual solução ou soluções processuais a FGV adotará como correta. A maioria dos candidatos esperam que a ação de Mandado de Segurança seja admitida.

No Direito Penal, em seu turno, não será possível saber como a FGV flexibilizará nas correções em função do ocorrido, Brasil afora, em relação às erratas. Como cada candidato sofreu de forma específica com as interrupções, a banca observará cada prova de uma forma individualizada.

E finalmente, no Direito Empresarial saberemos se a réplica será a mesmo a peça escolhida, apenar de não existirem dúvidas quanto a isso. O ponto está na ausência dessa solução processual no edital.

Avisarei vocês quando for publicado.

Sigam-me no TWITTER para informações em tempo real.

Participem da nossa comunidade no FACEBOOK.