Os segredos de Sabryna Freitas para FECHAR a peça prático-profissional da 2ª fase da OAB!

Sexta, 9 de outubro de 2015

Sabryna Freitas 2

Essa jovem futura advogada da foto acima, aprovada na última terça-feira, conseguiu um feito em sua prova prático-profissional: fazer 5 na peça prática!

Não é algo muito raro, diga-se de passagem, mas seguramente é algo a se comemorar e, claro, sentir orgulho. Sabryna conseguiu trilhar praticamente 80% do necessário para a aprovação tão somente fechando a sua peça.

Melhor, literalmente, é impossível!

Resolvi entrevistá-la para saber como essa proeza foi conseguida. Existe algum truque, algum mistério, ou tudo não passa do fruto de uma boa preparação somada a uma boa estratégia?

Confiram uma entrevista com a moça da nota 5 na peça prática:

Blog - Quer dizer então que você fez 5 na peça prática? Ficou surpreendida com esse desempenho?

Sabryna - Sim... Me surpreendi bastante! Um dos maiores desejos em relação à segunda fase do exame da ordem (além de passar, é claro) era o de gabaritar a ?temível? peça, embora a gente sempre acredite que isso está fora do alcance... E não está!

Blog - Por que você escolheu Direito Penal?

Sabryna - Bom, direito penal é uma matéria que amo desde o primeiro contato e foi também a que tive a melhor prática na faculdade, o que contribuiu para a minha escolha. Além disso, acredito que para passar tanto tempo estudando uma só matéria dia e noite, tem que ser aquela que você mais sente prazer em estudar! Dá certo e minimiza o tédio.

Blog - Você usou alguma estratégia para a prova? Como ela foi implementada?

Sabryna - Segui o conselho de fazer primeiro o ?esqueleto? da peça (Como construir o esqueleto da peça prático-profissional? / Definindo a MELHOR ordem de resolução da prova da 2ª fase da OAB), o que me ajudou a ir revendo todos os pontos sem me esquecer de nada. Foi essencial! Minha estratégia inicial era fazer o mesmo com as questões e em seguida passar tudo a limpo. Porém, como se tratava de Memoriais, uma das peças que tem mais teses, fiquei com medo de não dar tempo de passar a limpo e resolvi fazer isso primeiro. Quando fui responder as questões meu raciocínio já estava prejudicado e faltava menos tempo que planejava, tendo que respondê-las direto na folha de respostas e sem fazer esqueleto.

Blog - Essa estratégia foi pensada com antecedência ou você bolou ela na hora?

Sabryna - Pensei com antecedência em fazer o esqueleto de tudo primeiro e depois passar a limpo, acredito que o cérebro e o tempo são melhores aproveitados assim. Porém, resolvi mudar na hora, embora não aconselhe a fazer isto. Mas ainda bem que deu certo!

Blog - Ao ler o enunciado da peça, o que você achou mais difícil?

Sabryna - Embora o maior medo antes da prova seja quanto a identificação correta da peça, estudei bastante os momentos processuais e não tive dificuldades nisto. O mais difícil para mim, foi converter a euforia em concentração e começar a identificar teses. Elas sim são as mais difíceis na minha opinião.

Blog - Como você fez a gestão do tempo? Quanto tempo dedicou às questões?

Sabryna - Planejei usar 3 horas para a peça e 2 horas para as questões, mas como mudei de estratégia na hora não foi possível. Utilizei 3:30h para a peça e 1:30h para as questões, tendo que respondê-las direto na folha de respostas. Corrida contra o tempo!

Blog - Fale do seu emocional antes da prova começar, no momento em que a recebeu e durante a realização dela

Sabryna - Estava muito tensa antes da prova e com aquela sensação de ?não vai cair nada do que eu estudei?. Quando recebi a prova meu coração batia tão forte que se a fiscal se esforçasse poderia escutar e comecei a sentir uma tremedeira geral. Super adrenalina! Então tomei um pouco d"água, respirei fundo, fiz uma oração e tentei manter a calma. Quando consegui identificar a peça fiquei mais aliviada e me ajudou a manter o equilíbrio no restante do tempo.

Blog - Fale da sua preparação. Quanto tempo estudou por dia e como treinava as peças.

Sabryna - Estudava geralmente na faixa de 6 horas por dia e fazia pelo menos uma peça diariamente, incluindo finais de semana. Quando não dava em um, compensava em outro! Seguia uma planilha que organizava as peças de cada dia e quantidade de vezes que fiz cada uma. As primeiras vezes fazia a peça completa até aprender e ter confiança e depois passava a fazer apenas o esqueleto para ganhar tempo. Sneaker market,Me ajudou bastante!

Blog - Que dicas você daria para quem vai fazer a prova da repescagem no XVIII. Que caminho os candidatos que reprovaram agora devem tomar, ao seu ver, para serem bem-sucedidos na próxima vez?

Sabryna - Primeiramente acho importante que identifiquem as falhas na preparação anterior, descobrindo quais são suas maiores dificuldades, onde deixaram a desejar e busquem corrigir tudo. Uma boa orientação, seja com cursinho ou material ajudarão bastante, mas não fazem tudo pelo candidato, embora muitos queiram isso. A disciplina e dedicação pessoal também são pontos importantíssimos e farão a diferença. É essencial deixar de lado desespero de querer ver tudo de uma vez ou aleatoriamente e passar a ter organização e planejamento nos estudos, pois assim nenhuma parte do conteúdo fica sem ser visto. Ter intimidade com o Vade Mecum que vai usar no exame já na preparação também ajuda muito e poupa tempo, pois é tranquilizador chegar na hora da prova sabendo encontrar tudo, como fiz com o meu amigo ?Bonitão? (vade da Armador), que eu já sabia até de que lado da folha estava o artigo. E por fim, treino, muito treino, que é a única forma de encontrar nossos pontos fracos e corrigí-los, acertando na prova tudo o que você errou neles.

Blog - E a carreira? Quem você quer ser quando crescer?

Sabryna - Quanto a carreira, pretendo experimentar a advocacia nos próximos anos e ir em busca do meu maior sonho, que é o de ser Promotora, no intuito de tirar da concepção das pessoas a imagem apenas de ?acusação? que geralmente é associada aos promotores e fazer jus também a parte ?de Justiça?, sendo leal ao direito e a missão.

-----------
Muito legal!  Vamos ver o espelho e a prova da Sabryna?
Sabryna Freitas 3
Sabryna Freitas 4 Sabryna Freitas 5 Sabryna Freitas 6 Sabryna Freitas 7 Sabryna Freitas 8