Terça, 8 de outubro de 2013
Dados do Enade de 2012, divulgados ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) indicam que 43 cursos de Direito no país atingiram a faixa 5 no Enade, a nota máxima. Entre eles, 32 são de instituições públicas e 11 de instituições privadas. A gradação do Enade vai de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são notas insatisfatórias.
Já 29 instituições ficaram com a nota mínima, que é a faixa 1. Neste grupo há apenas três instituições públicas: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (GO) e Universidade Federal do Paraná (PR).
Vale destacar que a nota dos estudantes no Enade responde por 70% do índice que mede a qualidade dos cursos, o CPC (Conceito Preliminar de Curso), sendo que os outros 30% são calculados com base em fatores como títulos do corpo de professores e infraestrutura da instituição. Como no Enade, a gradação do CPC varia entre 1 e 5. Índices entre 1 e 2 são insatisfatórios e cursos com tal avaliação são punidos com o impedimento de ofertar novas vagas no vestibular.
O site Exame.com apresenta as duas listas com as notas dos melhores cursos. Cliquem no links abaixo e confiram:
Melhores Cursos de Direito no Enade 2012
Piores Cursos de Direito no Enade 2012
Confiram se suas instituições fizeram bonito no Enade.