Sexta, 13 de junho de 2014
Próximo dia 24 teremos o resultado preliminar da 2ª fase do XIII Exame de Ordem e será necessário tomar uma série de decisões em conformidade com as circunstâncias de cada um.
Ficar parado é que não dá!
Este texto é para quem fez, está fazendo ou vai fazer o Exame de Ordem e precisa ficar antenado com a repescagem.
O que é a "repescagem?"
Na realidade o nome não é repescagem, e sim reaproveitamento, de acordo com o provimento e o edital do Exame de Ordem. Mas repescagem é o nome que está "pegando", até porque o nome é mais fácil de ser conceitualmente assimilado.
A repescagem é o direito que os candidatos reprovados na 2ª fase de uma edição do Exame de fazer a próxima 2ª fase sem precisar se submeter novamente à prova da 1ª etapa.
Como nós sabemos, e isso é estatisticamente comprovado, a prova da 1ª fase é a mais difícil, e uma grande reclamação dos examinandos era ter de estudar todos as disciplinas da 1ª fase novamente, em um ciclo extremamente desgastante.
Coma repescagem isso, ao menos uma vez, acaba, até porque os candidatos reprovados em uma 2ª fase terão praticamente 4 meses só para estudar sua disciplina de predileção, e isso é uma grande vantagem em termos de preparação.
Art. 11. O Exame de Ordem, conforme estabelecido no edital do certame, será composto de 02 (duas) provas:
(...)
§ 3º Ao examinando que não lograr aprovação na prova prático-profissional será facultado computar o resultado obtido na prova objetiva apenas quando se submeter ao Exame de Ordem imediatamente subsequente. O valor da taxa devida, em tal hipótese, será definido em edital, atendendo a essa peculiaridade.
Então a repescagem é isso.
Agora precisamos pensá-la para dois grupos em específico dentro do atual momento do Exame de Ordem: quem veio da repescagem do XII Exame e quem está vivendo o atual XIII Exame.
Quem fez o XII Exame de Ordem
Quem fez o XII aproveitou sua chance e terá seu destino parcialmente definido no dia 25. Se aprovado, um abraço OAB e vida que segue.
E se não for aprovado?
Neste caso temos duas perspectivas:
a) o recurso, evidentemente, deverá ser feito e precisará salvar a lavoura.
b) mesmo recorrendo o candidato NECESSARIAMENTE terá de voltar aos estudos para a 1ª fase do XIV Exame de Ordem, pois o tempo até a prova objetiva será de apenas um mês e uma semana.
Como explicado acima, a repescagem só vale uma vez. Se o candidato, no uso dela, reprova, ele terá de fazer aprova da 1ª fase e terá um tempo ínfimo para se preparar. Como só estava estudando para a 2ª fase, no mínimo fica um pouco enferrujado e vai precisar fazer uma MEGA revisão em tempo recorde para se recuperar do prejuízo.
O recurso até pode salvar, mas isso ocorre só no campo da hipótese. Estudar para a 1ª fase passar a ser um imperativo.
Quem está fazendo o XIII Exame de Ordem
Bom, quem está fazendo o XIII precisa saber de algumas coisas.
Primeiro que já tem o direito à repescagem. Caso reprovem (espero que não) vocês automaticamente poderão fazer a 2ª fase do XIV. Mas temos algumas exceções:
a) quem faltou no dia da prova do XIII não tem o direito.
b) quem foi eliminado da prova por ter sido pego colando ou em alguma irregularidade não tem o direito.
Essa informação deriva do edital da repescagem do XII Exame:
1.1.6. O reaproveitamento descrito no item 1.1.1 será vedado aos examinandos ausentes ou eliminados na 2ª fase do XII Exame de Ordem.
É importante também saber que a inscrição para a repescagem ocorre DEPOIS da prova da 1ª fase, ou seja, depois do dia 03/08. é um período de inscrição específico só para os candidatos da repescagem.
Quem ainda está na faculdade provavelmente terá até o 1º semestre de 2015 para conclui-la. Mas quanto a este ponto eu não tenho certeza. Só o edital poderá indicar até quando deverão concluir o curso.
Muito bem!
No dia 24 então os candidatos do XIII Exame terão de refletir sobre o que fazer tendo em vista suas circunstância pessoais.
Se aprovados, by by OAB.
Se reprovados, terão de fazer, obviamente, seus recursos.
E, se reprovados, terão de decidir se vão esperar o resultado final ou se vão começar, de cara, a estudar para a 2ª fase do XIV Exame. Isso vai depender, preponderantemente, da própria percepção quanto ao sucesso de eventual recurso.
Mas fica uma única verdade: o tempo vale ouro. Esperar para iniciar os estudos NUNCA é uma opção.
Pensem sobre isto, pois faltam 11 dias para o resultado preliminar.