Quarta, 17 de setembro de 2014
Próximo dia 03 teremos o resultado preliminar da 2ª fase do XIV Exame de Ordem e será necessário tomar uma série de decisões em conformidade com as circunstâncias de cada um.
Ficar parado é que não dá!
Este texto é para quem fez, está fazendo ou vai fazer o Exame de Ordem e precisa ficar antenado com a repescagem.
O que é a "repescagem?"
Na realidade o nome não é repescagem, e sim reaproveitamento, de acordo com o provimento e o edital do Exame de Ordem. Mas repescagem é o nome que está "pegando", até porque o nome é mais fácil de ser conceitualmente assimilado.
A repescagem é o direito que os candidatos reprovados na 2ª fase de uma edição do Exame de fazer a próxima 2ª fase sem precisar se submeter novamente à prova da 1ª etapa.
Como nós sabemos, e isso é estatisticamente comprovado, a prova da 1ª fase é a mais difícil, e uma grande reclamação dos examinandos era ter de estudar todos as disciplinas da 1ª fase novamente, em um ciclo extremamente desgastante.
Com a repescagem isso, ao menos uma vez, acaba, até porque os candidatos reprovados em uma 2ª fase terão praticamente 4 meses só para estudar sua disciplina de predileção, e isso é uma grande vantagem em termos de preparação.
Art. 11. O Exame de Ordem, conforme estabelecido no edital do certame, será composto de 02 (duas) provas:
(...)
§ 3º Ao examinando que não lograr aprovação na prova prático-profissional será facultado computar o resultado obtido na prova objetiva apenas quando se submeter ao Exame de Ordem imediatamente subsequente. O valor da taxa devida, em tal hipótese, será definido em edital, atendendo a essa peculiaridade.
Então a repescagem é isso.
Agora precisamos pensá-la para dois grupos em específico dentro do atual momento do Exame de Ordem: quem veio da repescagem do XIII Exame e quem está vivendo o atual XIV Exame.
Quem fez o XIII Exame de Ordem
Quem fez o XIII aproveitou sua chance e terá seu destino parcialmente definido no dia 3. Se aprovado, um abraço OAB e vida que segue.
E se não for aprovado?
Neste caso temos duas perspectivas:
a) o recurso, evidentemente, deverá ser feito e precisará salvar a lavoura.
b) mesmo recorrendo o candidato NECESSARIAMENTE terá de voltar aos estudos para a 1ª fase do XV Exame de Ordem, pois o tempo até a prova objetiva será de apenas um mês e uma semana.
Como explicado acima, a repescagem só vale uma vez. Se o candidato, no uso dela, reprova, ele terá de fazer aprova da 1ª fase e terá um tempo ínfimo para se preparar. Como só estava estudando para a 2ª fase, no mínimo fica um pouco enferrujado e vai precisar fazer uma MEGA revisão em tempo recorde para se recuperar do prejuízo.
O recurso até pode salvar, mas isso ocorre só no campo da hipótese. Estudar para a 1ª fase passar a ser um imperativo.

Quem está fazendo o XIV Exame de Ordem
Bom, quem está fazendo o XIV precisa saber de algumas coisas.
Primeiro que já tem o direito à repescagem. Caso reprovem (espero que não) vocês automaticamente poderão fazer a 2ª fase do XV. Mas temos algumas exceções:
a) quem faltou no dia da prova do XIV não tem o direito.
b) quem foi eliminado da prova por ter sido pego colando ou em alguma irregularidade não tem o direito.
Essa informação deriva do edital da repescagem do XIII Exame:
1.1.6. O reaproveitamento descrito no item 1.1.1 será vedado aos examinandos ausentes ou eliminados na 2ª fase do XIII Exame de Ordem.
É importante também saber que a inscrição para a repescagem ocorre DEPOIS da prova da 1ª fase, ou seja, depois do dia 16/11. É um período de inscrição específico só para os candidatos da repescagem.
Muito bem!
No dia 03 então os candidatos do XIV Exame terão de refletir sobre o que fazer tendo em vista suas circunstância pessoais.
Se aprovados, by by OAB.
Se reprovados, terão de fazer, obviamente, seus recursos.
E, se reprovados, terão de decidir se vão esperar o resultado final ou se vão começar, de cara, a estudar para a 2ª fase do XV Exame. Isso vai depender, preponderantemente, da própria percepção quanto ao sucesso de eventual recurso.
Mas fica uma única verdade: o tempo vale ouro. Esperar para iniciar os estudos NUNCA é uma opção.
Pensem sobre isto, pois faltam 16 dias para o resultado preliminar.