Os "causos" que acontecem durante a aplicação da prova da OAB!

Quarta, 17 de setembro de 2014

2

O Exame de Ordem tem uma característica bem conhecida e verdadeiramente marcante: o nervosismo dos candidatos.

A pressão pela aprovação atinge a maioria dos candidatos e é algo longe, muito longe de ser folclórico. é famoso um estudo do Departamento de Psicobiologia da Unidade de Medicina Comportamental da UNIFESP, sobre os índices de ansiedade e stress pré-Exame de Ordem, em que foram analisados 237 bacharéis em Direito inscritos em cursos preparatórios em diversas regiões do estado de São Paulo, com idade entre 21 e 74 anos (32,9 anos, em média), sendo 46% homens e 54% mulheres. Destes, 80% já haviam prestado o Exame anteriormente, sendo que alguns em mais de uma oportunidade.

Desse universo de candidatos analisados, 70% apresentaram sintomas de stress, sendo que 41% com níveis de stress mais severos.

Ou seja: a parada é tensa mesmo!

E isso produz, digamos, histórias estranhas, tristes ou mesmo hilárias de candidatos que se atrapalham todos na hora da verdade.

Ontem colhi o depoimento de uma série de examinandos sobre estes "causos" que valem a pena ser lidos.

Reparem só:

"Maurício, meu amigo fez algo que beira o inacreditável. Ele foi fazer a segunda fase domingo e simplesmente esqueceu de entregar a prova. Com a reprovação ele teria direito à repescagem. Mas se eliminarem ele, terá que fazer novamente a 1a fase. Vc pode nos dar uma luz se existe chance?"

"IX exame, 1ª fase. O "doutô" sentado na minha frente deve ter ficado nervoso demais no meio da prova com a complexidade das questões que o levou a ter "movimentos intestinais involuntários" e eu bem atras dele. Então vc imagina..."

"Na minha sala, em Recife, o saco lacrado de provas veio faltando as provas de penal, tinham 4 pessoas de penal na sala, ai todos esperaram, depois de 12 min chegou um novo saco "lacrado" com exatamente 4 provas de penal que estavam faltando."

"Durante o XIII, no andamento dos estudos, me orientaram tomar um remédio para ficar mais esperta: Ritalina. E realmente fiquei nos dias antecedentes a prova. No dia dela resolvi tomar 2 para ficar mais esperta...adivinha? O efeito foi tão forte que fiquei abilolada na prova, nem conseguia ler direito, não conseguia ficar sequer sentada. Resultado: reprovada."

Na minha sala tinha um velhinho que eu acho que fumava "um cigarinho do demônio" porque tudo que o fiscal falava ele respondia "sóooo". Ele levou pra prova um vade, duas bananas e a caneta na orelha! E teve outro, também um senhor já, que levou os post-it todos escritos. O fiscal teve que tirar tudo! A cara de desolado dele tentando argumentar com o fiscal deu dó!

"Uma moça que levou uma banana, duas garrafas de gatorade e uma vasilha com biscoitos pra fazer a prova. Ela achava que era um pic-nic."

"Teve um espertão que chegou com uma mochila ai ele deu um mini vade pro fiscal olhar porém depois de sentado ele tirou outro vade da mochila e se fez de joão-sem-braço e não deu pro fiscal averiguar!"

"Um senhor de idade ficou tão apavorado com a prova da segunda fase que deu ataque epiléptico! A maca entrou dentro da sala para retirar o candidato. Após superar o trauma, o senhor chorava compulsivamente."

"Depois de uma semana pensei que eu tinha deixado de assinar a prova.. Mas assinei e deu tudo certo! Hj eu dou risada disso, mas chorei noites e noites"

"A fiscal da sala queria chamar o SAMU, pois eu estava muito gripada e me colocaram debaixo de um condicionador de ar muitooooooo gelado. A peça prática era bem uma obrigação de fazer para entrega de um condicionador de ar!! Kkkkkkkkkkkkkk creio que era notório minha satisfação!!

"Quando eu fiz era uma contestação com 12 pontos pra ser abordado. Um amigo meu fez e saiu perguntando o que era para contestar, já que o autor estava com razão em todos os pontos! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!"

"Um rapaz na minha sala estava com vade mecum de 2008 pra fazer a prova de penal!"

"O povo falando de 3 vades! Quando fui fazer a prova levei 3 clts, 1 vade mecum completo, 1 vade mecum trabalhista e mais um livro de súmulas. Fazer 2ª fase de trabalho é ir pra guerra, com granada e bomba!

"Quando fiz a prova no exame XIII, fui ao banheiro e sem querer me esbarrei em uma menina saindo do reservado, onde fica o vaso. Daí caiu um monte de papel no chão!! Kkk! Acho que estava na blusa dela, era cola! Então ela se abaixou e pegou tudo rapidinho! Eu fingi que não tinha entendido, sorte que não tinha fiscal dentro do banheiro, só tinha na porta."

"Deu crise de choro em uma menina da minha sala 5 minutos antes de começar a prova, aí quase que a sala toda começa a chorar com a menina...kkkkkkkkk!

"O que causou entreolhares na sala que eu fiz prova foi um senhor que levou uma mala com rodinhas com uns dois vades e umas quatro coletâneas de normas administrativas. E o fiscal teve que conferir tudo! kkk"

"Eu assinei a prova e quis devolver pra fiscal e ficar só com o rascunho...kkkk! A fiscal não aceitou e aí me toquei...

"Eu levei 2 vades comuns (aquele velho apego ao vade velhinho já todo pintado e cheio de post it e o novo, pra que 2? Não sei, mas levei), 1 vade de trabalho, 1 livro de súmulas e uma 1 clt. Aí a fiscal já me amou, aquele tanto de coisa para ela olhar. E levei também um verdadeiro pic nic (sim, eu tenho fome fazendo prova, e muita, me julguem!) com direito a caixa de bis, suco, água, balinha, pacotes de doritos, fandangos, rufles...Foi aí que a fiscal me amou mais ainda. Fiz a prova toda com ela do meu lado levando para o lixo cada papelzinho de bis q eu colocava dentro da caixinha em cima da minha mesa (comi a caixa de bis toda, imaginem quantas vezes ela foi ao lixo) e olhando para cada folha do vade que eu abria para responder a prova... Quando saí agradeci né?! Porque foi tanta dedicação..."

"Tive acesso de nervosismo durante a prova, no início achei que estava tudo sobre controle, relaxei, fiz meus lanches, kkkk. Perdi muito tempo com isso, tinha 30 minutos pra terminar os pedidos. Comecei a chorar compulsivamente, lembro bem do fiscal olhando pra mim. Mal conseguia segurar a caneta achando que iria entregar a prova incompleta. Lembro bem de que tentava me concentrar a todo custo em manter a caneta firme nas mãos pra ver se ainda saia alguma coisa. Com todo esse embaraço, deu certo!"

"Bem, casei no dia anterior à 2ª fase e embora não beba pulei a noite inteira na festa, sem contar as fortes emoções desse dia. Ao chegar na prova topei com o Maurício Gieseler e pedi que benzesse o vade mecum armador, foi legal para quebrar o gelo. Sim, na hora da prova de constitucional identifiquei a peça na hora, mas o cansaço talvez tornou a batalha mais difícil e demorei 2h para começar a produzir. Dei conta e apesar de ainda não saber se passei agora estou em lua de mel curtindo com minha mulher e apreensivo para saber se poderei exercer minha profissão de forma honrada para mim é para a sociedade."

"Na primeira fase fui toda confiante. Almocei cedo macarronada com frango, típico de domingo. Peguei os documentos e fui para a prova. No meio dela comecei a passar muito mal de tanto nervosismo. Foi me dando um revertério...Chamei o fiscal para poder ir ao banheiro, mas não deu tempo...O fiscal chegou e eu acabei vomitando nele e na sala toda! Macarrão por todo lado. Foi um desastre! Kkkkkkkkkk! Minha pressão subiu, veio a enfermeira. Algumas pessoas agradeceram porque a sala ficou sem fiscal por uns 10 min. Kkkkkkkk! No fim eu passei nos 40 cravados! kkkkkkk!"

"Tenho sim...o meu kkkk! Havia estudado igual um doido quando fui pra segunda fase. Virei noites estudando. No dia da prova estava tenso, nervoso como de costume. Quando peguei a prova olhei, olhei, dei uma lida, li outra vez e pensei "CHUPA OAB" é hoje!! Tudo que havia estudado estava ali! Fiquei feliz pra cacete, fiz a peça e respondi as questões. Na hora de passar para folha de respostas...o que a anta aqui fez???? Na hora de passar as questões me confundi e escrevi a 1ª na 2 e assim por diante. Resultado: na peça havia tirado 4.75 e zerei nas questões. Quando vi a merda que tinha feito não sabia se gritava, chorava, arruma briga com o Anderson Silva, desespero total!! Mas no exame seguinte graças a Deus gritei "PAÇEI!!"