Oremos! Hoje é dia anulações (ou não!) na 1ª fase do XV Exame da OAB

Terça, 16 de dezembro de 2014

1

Hoje é o tradicional dia em que os examinandos reprovados na 1ª fase se unem em uma corrente de orações para que um pouco de luz caia sobre as cabeças coroadas da OAB e que tenhamos ao menos uma, talvez duas, anulações.

E a reza tem de ser forte, porque a OAB ultimamente tem sido bastante implacável quando o assunto é anulação, e quanto a isto vocês estão bem cientes:

IV Unificado - 3 anuladas

V Unificado - 1 anulada

VI Unificado - 2 anuladas

VII Unificado - 4 anuladas

VIII Unificado - Nenhuma anulação

IX Unificado - 3 anuladas

X Unificado - Nenhuma anulação

XI Unificado - 1 anulada

XII Unificado - Nenhuma anulação

XIII Unificado - Nenhuma anulação

XIV Unificado - Nenhuma anulação

XV Unificado - ?????????

Olhando o histórico acima dá para perceber, nitidamente, que a partir do X Exame (com um ensaio prévio no VIII) uma espécie de "cegueira" instalou-se nas mentes e corações dos responsáveis por anular as questões, e as questões viciadas milagrosamente deixaram de serem vistas no Exame.

Antes era praticamente uma certeza vermos questões anuladas, se bem que não tanto quanto gostaríamos, mas agora nem ao menos uma mísera questão é anulada para auxiliar os candidatos.

É bem verdade, e não podemos negar, que a qualidade na elaboração das questões da 1ª fase subiu muito, e isso impacta diretamente no número de possíveis anuláveis. Mas nada, ainda, tangenciando a perfeição: sempre surge uma questão maculada por algum tipo de vício. Mas mesmo assim a Ordem não tem sido indulgente com os examinandos.

Hoje então a FGV vai divulgar a vontade da Comissão Recursal da OAB e revelará se teremos ou não questões anuladas, publicando em seguida a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase! Neste momento teremos consolidada também a garantia, entre os aprovados, do exercício da repescagem no XVI Exame de Ordem caso isto seja necessário, ou seja, caso os atuais aprovados reprovem na próxima 2ª fase. 

Infelizmente existe a perspectiva tangível de nenhuma anulação. 

É bom ressaltar que sempre tivemos questões problemáticas n 1ª fase e nunca, nunca mesmo, as anulações corresponderam ao que os examinandos efetivamente tentam impugnar pela via recursal. E essa é uma lógica se manifesta edição após edição da prova, desde ANTES, bem antes, da unificação total.

Uma regra: o número de anuladas nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.

Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:

Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas75% e se anular três95% de chances.

Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três50%, e se anular quatro75% de chances.

Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro25%, e se anular cinco50% de chances.

E o horário de divulgação do resultado? Nas últimas edições o comunicado com as anulações (ou não) tem sido publicado às 18h. Foi assim na última edição.  Evidentemente a FGV pode divulgar antes, mas não é algo tão provável assim. Teremos de esperar.

Preparem-se para um longo dia hoje. Fiquem ligados aqui no Blog e nas nossas redes sociais, pois estaremos antenados em qualquer novidade!

Portal Exame de Ordem

Maurício Gieseler

@examedeordem

Oremos!!