OAB/RS também ameaça abandonar o Exame de Ordem Unificado

Terça, 27 de julho de 2010

Após a OAB/MG, agora foi a vez da OAB/RS externar publicamente sua insatisfação com o Cespe. Confiram a notícia:

OAB/RS requer mudanças imediatas no Exame de Ordem Unificado

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, afirmou, nesta segunda-feira (26), que a entidade avaliará a possibilidade de retomar a realização do Exame de Ordem em nível regionalizado, caso não sejam tomadas medidas urgentes para a correção dos rumos do exame unificado.

?Aderimos ao modelo unificado imaginando que este pudesse dar uma estrutura ainda melhor aos bacharéis, e o que percebemos é que isto não está ocorrendo?, avaliou o dirigente. ?Não podemos entender como normais as dificuldades impostas pela empresa realizadora da prova?, concluiu Lamachia.

A declaração faz referência direta aos prejuízos causados aos bacharéis que realizaram neste domingo (25) a segunda fase do Exame. Diferentemente do que vinha ocorrendo nas edições anteriores, a CESPE/UnB, entidade responsável pela elaboração e aplicação das provas em nível nacional, estabeleceu uma considerável redução no número de locais para a realização das provas, destinando apenas seis cidades (Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria) em todo o RS.

A imposição obrigou, por exemplo, que candidatos de Uruguaiana se deslocassem até Santa Maria. ?Lamentavelmente, a intransigência da CESPE/UnB causou grandes prejuízos aos bacharéis, que certamente realizaram as provas desgastados pelo grande percurso que foram obrigados a percorrer?, afirmou Lamachia.

Novo formato

Lamachia destacou também a necessidade de uma nova formatação e critérios para a elaboração das questões. ?Sabemos e lutamos constantemente contra o ensino caça-níqueis, que não oferece condições mínimas para o bom aprendizado, mas não podemos creditar somente a isso o baixo índice de aprovação dos bacharéis?, salientou o presidente. Conforme o presidente da Ordem gaúcha, as preocupações da entidade para com o Exame de Ordem já foram encaminhadas ao Conselho Federal da OAB.

Fonte: OAB/RS

Para saber mais:

OAB/MG exige substituição do CESPE e ameaça abandonar o Exame de Ordem Unificado

OAB/MG endurece discurso ? Exame de Ordem Unificado está sob risco

Seria bom que a OAB Federal sinalizasse sobre o futuro do Exame. A insatisfação com o Cespe só faz crescer e os futuros candidatos não podem ficar na expectativa do que vai ou não acontecer. A preparação para o Exame de Ordem exige cada vez mais antecedência e o estudo sobre um ou outro modelo de prova precisa ser escolhido pelos candidatos o quanto antes.