OAB/MG sedia o Colégio de Presidentes da Ordem

Sexta, 3 de junho de 2011

Minas Gerais, mais precisamente a cidade de Belo Horizonte, recebe de 2 a 4 de junho os principais representantes da OAB em todo o país. Nesses dias acontece o Colégio de Presidentes da OAB ? um dos mais importantes eventos da advocacia brasileira.

Estarão reunidos na capital mineira os 27 presidentes de seccionais, além de toda a diretoria da OAB federal. Como anfitriã deste grande evento, está a diretoria da Seccional mineira da OAB, representada pelo presidente, Luís Cláudio Chaves e pelos diretores Eliseu Marques de Oliveira (vice-presidente), Sérgio Murilo Diniz Braga (secretário-geral), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves (tesoureiro) e Helena Delamonica (secretária-geral-adjunta).

O Colégio será conduzido por seu coordenador, o presidente da Seccional da OAB de Alagoas, Omar Coêlho de Mello, com a presença do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, e da diretoria do Conselho Federal da OAB, composta pelos membros Alberto de Paula Machado, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Márcia Regina Machado Melare e Miguel Ângelo Sampaio Cançado.

A programação do encontro tem como foco principal a definição dos rumos, estratégias e políticas a serem adotadas de maneira uniforme pela entidade no âmbito nacional, além de debater assuntos de interesse geral dos advogados e da sociedade.

Entre os temas da pauta, um dos destaques é o Exame de Ordem. A intenção é aperfeiçoar o modelo atual da prova, que é unificado no País, buscando soluções que atendam a todos os Estados. Outro assunto a ser abordado é o cadastro nacional dos advogados. A ideia é uniformizar o atendimento nos tribunais a partir do uso da informatização. Também serão discutidas questões internas das seccionais e maneiras de otimizar os processos da Ordem.

A abertura do Colégio de Presidentes será na quinta-feira, dia 2 de junho, às 20h, no Hotel Ouro Minas, com uma cerimônia solene. No dia 3 de junho, a reunião acontece das 9h às 18h, finalizando com a leitura da carta produzida com as deliberações do Colégio.

A deliberação dos representantes dos advogados nos Estados resulta na formulação de propostas e sugestões e no desempenho do papel de instância consultiva do Conselho Federal, de acordo com demandas apresentadas pelos profissionais do Direito ou pela sociedade.

O presidente da Seccional de Minas Gerais, Luís Cláudio Chaves, destaca que a realização do evento no estado é algo que merece ser enaltecido. ?É uma honra para nós da OAB de Minas sediar um evento de tamanha importância como o Colégio de Presidentes. Nossa expectativa é de promover um debate importante, cujo principal objetivo é levantar soluções para as grandes demandas da advocacia?, afirma.

Ao final da reunião será elaborada uma carta com uma síntese do que foi deliberado em prol de melhorias para a advocacia e para a cidadania como um todo. Essas diretrizes irão compor as discussões a serem levadas para a 21ª Conferência Nacional dos Advogados, a ser realizada em Curitiba no mês de novembro.

Fonte: OAB/MG