A OAB vai anular alguma questão? Amanhã saberemos!

Terça, 2 de maio de 2017

A OAB vai anular alguma questão? Amanhã saberemos!

Amanhã saberemos se a OAB vai anular alguma questão nesta 1ª fase do XXII Exame de Ordem!

Para quem não sabe, a véspera da divulgação, sempre, é o dia em que o martelo é batido. A decisão, em regra é sempre tomada na véspera, em conformidade com o calendário de execução do Exame de Ordem. Este calendário tem o fluxograma de execução do Exame ao longo do ano, com datas de deliberação e tudo o mais.

Claro! Temos exceções!

Na prova passada, excepcionalmente, a OAB anulou duas questões de ofício no dia da divulgação do resultado preliminar. Melhor, um dia depois da data marcada para o resultado preliminar, pois este foi postergado em um dia por conta, como nós bem sabemos, da altíssima reprovação na última primeira fase.

BOMBA! OAB anula 2 questões de ofício da 1ª fase do XXI Exame de Ordem!

Como a aprovação desta vez ficou dentro do normal, o calendário foi preservado.

traduzindo tudo: HOJE é o dia de rezar para ver se Papai do Céu bota a mão na consciência dos membros da Banca.

E como é que eles deliberam? Essa é uma pergunta que muitos candidatos se fazem neste momento.

Após TODAS as edições do Exame Unificado, que acompanho desde 2007, não foi difícil constatar que os recursos dos cursos preparatórios não funcionam muito bem. Em quase todas as edições passadas falhas terríveis em questões não eram combatidas pela OAB, frustrando os candidatos.

E como funciona as anulações? Sabemos que a coordenação do Exame se reúne e delibera sobre um apanhado de razões jurídicas levantadas pela FGV, com a indicação dos argumentos jurídicos que sustentam tecnicamente as questões.

Na prática os recursos para cada questão são iguais, ao menos nas razões jurídicas das fundamentações. É feita uma compilação das razões e elas são apresentadas para a coordenação. Esta delibera então, em um único dia, sobre quais serão anuladas.

Neste momento quem está na espera do resultado precisa rezar, e muito, para a banca ser indulgente.

E dá para ter esperanças?

Sempre dá, apesar do histórico recente bem negativo. No atual contexto, se apenas uma questão for anulada, eu consideraria como algo bom. Como aduzi em várias oportunidades, não vejo a banca anulando duas questões.

Amanhã, portanto, saberemos a verdade da deliberação de hoje.

A OAB vai anular alguma questão? Faltam 24h para saber a verdade!

Preparem seus corações!