OAB renova contrato e FGV continuará aplicando o Exame de Ordem. Calendário 2016 deverá ser publicado em breve!

Quarta, 13 de janeiro de 2016

Hoje, durante a entrega do Selo OAB para 139 faculdades de Direito de todo o Brasil, tive a oportunidade de conversar tanto com o atual Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Dr. Lúcio Teixeira dos Santos como o presidente nacional da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coelho, e ambos confirmaram que a FGV renovou seu contrato com a OAB e continuará aplicando a prova da Ordem.

Para quem não sabe, o contrato estava perto de terminar e a FGV e OAB estavam em negociações para a renovação.

Não sei, entretanto, como se deu o acerto, em especial por quanto tempo o contrato foi renovado. Corria a história que poderia ser uma renovação apenas para as próximas duas edições, pois a nova diretoria da entidade poderia querer uma nova organizadora. Entretanto, acho mais provável supor que o acerto se deu por um período maior de tempo, até porque a nova diretoria vem em chapa única, sinal de acerto e consenso dentro da entidade.

Eu pessoalmente acho que a manutenção da FGV é mais interessante para os alunos, não só pela manutenção dos parâmetros de elaboração da prova (do contrário os candidatos poderiam ter de trabalhar sobre novas bases) como também pela manutenção da expertise adquirida pela FGV. Muitos reclamam de como a prova é elaborada, mas é inegável que houve uma evolução. Quando a FGV entrou no Exame, em 2010, a qualidade da prova era bem menor, sendo nítida a evolução. Uma outra organizadora teria de passar pelo mesmo processo, e isso poderia trazer uma série de dores de cabeça para todos os envolvidos no Exame, em especial os candidatos.

Lembro-me demais de todos os pequenos infernos que já passamos durante esse processo de amadurecimento da prova, e seria péssimo ver tudo isto se repetir mais uma vez. Chegamos a um momento em que isso se tornaria inaceitável, especialmente por conta das pressões contra o Exame de Ordem no Congresso, por mais que Eduardo Cunha esteja fragilizado politicamente no atual momento.

Finalmente com o acerto, o calendário 2016 do Exame de Ordem deve finalmente ser publicado, permitindo que todos possam organizar a agenda para este ano.

Vamos aguardar!