OAB/PR pode discutir ruptura com o Conselho Federal

Sexta, 11 de setembro de 2020

OAB/PR pode discutir ruptura com o Conselho Federal

Na última quarta-feira, dia 9, o advogado Pierre Lourenço encaminhou um requerimento para a Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR) solicitando um sessão extraordinária para discutir as denúncias contra o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, com o objetivo de discutir um possível rompimento entre a seccional e o Conselho Federal, entregando cargos diretivos ocupados por advogados da OAB/PR.

A solicitação de rompimento foi motivada pela delação do empresário Orlando Diniz no Operação Esquema S deflagrada pela Polícia Federal nesta semana envolvendo esquema de propina da Fecomércio e escritórios de advocacia, incluindo o presidente da OAB que teria, segundo o empresário, pedido dinheiro "em espécie" para sua campanha à reeleição da OAB do Rio em 2014.

Presidente da OAB Nacional é delatado por empresário

Confiram um trecho da petição encaminhada ao presidente da OAB/PR, Cássio Telles:

"... o presidente nacional da OAB está sendo investigado não somente por possíveis crimes praticados no passado quando era gestor da OAB/RJ (denúncia da CNN Brasil), como também será investigado por possíveis crimes praticados no corrente ano (denúncia do memorando da diretoria da OAB), sendo que se confirmada a prática dos crimes em ambos os casos o mesmo teria se valido da OAB para praticá-los.

(...)

...pela primeira vez na história da OAB temos um presidente nacional que foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter com a #ForaSantaCruz, tendo ficado em 5º lugar na noite de terça-feira (08)".

O advogado juntou no pedido uma outra petição assinada por mais de 700 advogados de todo o país requerendo a cassação imediata de Santa Cruz, assinaturas coletadas através das redes sociais de Lourenço a partir do dia 26 de agosto.

O Conselho da OAB/PR ainda não se pronunciou sobre o requerimento e deverá deliberar sobre o pedido nos próximos dias.

Com informações de Jornal da Cidade Online