OAB poderá divulgar dados estatísticos completos do IV Exame de Ordem

Terça, 27 de setembro de 2011

Recebi uma ligação de um representante da OAB sobre a última postagem - OAB omitiu os dados de aprovação do último Exame de Ordem divulgados pelo Portal IG - e fui informado que a lista completa de desempenho das instituições de ensino no IV Exame de Ordem Unificado, incluindo aí os dados dos estudantes do 9º e 10º semestres, não foi divulgada por conta das várias reclamações que a entidade recebeu quando da divulgação da lista do Exame 2010.3.

Na época faculdades que ainda não tinham formado nenhum bacharel sentiram-se prejudicadas por terem sido incluídas na relação de 90 faculdades cujos egressos fracassaram integralmente na prova.

Entretanto, na próxima 6ª feira, quando da reunião da Comissão do Exame de Ordem, em Teresina/PI, a OAB vai deliberar sobre a divulgação dos dados integrais do Exame de Ordem. A ideia seria a de divulgar uma lista somente com os dados dos bacharéis, e outra, com os dados completos dos participantes em cada prova.

É preferível que seja assim.

A OAB, ao divulgar a lsita de aprovação por faculdades, não estabelece NENHUM juízo de valor sobre a qualidade ou não de qualquer instituição. Dados estatísticos são números, meros números, e falam por si. Compete à sociedade valorar o significado deles.

É importante ressaltar que os acadêmicos em Direito só podem fazer a prova por conta de uma liminar em uma ação civil pública ajuizada pelo MPF/ES. Se não fosse por isso, a Ordem impediria os estudantes de se submeterem ao Exame.

De toda forma, os dados precisam ser divulgados integralmente. Vai incomodar alguns aqui e acolá, mas é melhor a transparência do que a obscuridade.