OAB pode sofrer atentado terrorista, diz carta aos deputados Marco Maia e Fábio Trad

Segunda, 27 de agosto de 2012

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, tuitou ontem uma resposta a uma espécie de ameaça sem especificar exatamente o que havia acontecido:

Há pouco descobri o que aconteceu. Vejam o que foi publicado no site Capital News, na coluna "Entrelinas da notícia", do sr. Marco Eusébio:

"OAB pode sofrer atentado terrorista, diz carta aos deputados Marco Maia e Fábio Trad

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) recebeu neste sábado uma mensagem via Twitter exigindo aprovação de projeto de lei que prevê o fim do Exame de Ordem. Caso contrário, diz o aviso, ele será "responsável por um fato político de repercussão internacional... OAB está sob ameaça de sofrer atentado terrorista". A "carta aberta" ao petista também foi encaminhada ao deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS), ex-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e vice-presidente da coordenação da Bancada da Advocacia na Câmara.

? "O perfil que enviou a carta tem uns 600 seguidores no Twitter. O fato não deixa de ser preocupante", me disse há pouco Fábio Trad.

Escrita em letras maiúsculas, a mensagem postada pelo aplicativo Twittlonger foi enviada por @novandi que se apresenta como Jorge Luiz Guimarães Pereira, "advogado diplomado pelo MEC" e começa avisando:

"CARTA ABERTA @DepMarcoMaia NÃO QUEIRA SER RESPONSÁVEL POR UM FATO POLÍTICO DE REPERCURSSÃO INTERNACIONAL...OAB ESTÁ SOB AMEAÇA DE SOFRER ATENTADO TERRORISTA.

BACHARÉIS, Ñ DEIXEMOS Q O @DepMarcoMaia EMPURRE O PL-2154/11 Q PÕE #FIMEXAMEOAB, DE FORMA ESTRATÉGICA, PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES. É ISSO Q ELES QUEREM. E ISSO SERIA A TRAGÉDIA ANUNCIADA NO FACEBOOK."

No final, a mensagem reforça a cobrança do fim do Exame da OAB:

"PARA CONCLUIR DEPUTADO, FOI DIVULGADA NO FACEBOOK, ONTEM, DIA 22/08/2012, UMA MANIFESTAÇÃO DE REVOLTA QUE APONTA PARA UMA AMEAÇA DE TERRORISMO QUE SERÁ PRATICADA CONTRA A OAB SE ESSA CÂMARA FEDERAL NÃO VOTAR O #FIMEXAMEOAB ATÉ O MÊS DE SETEMTRO/2012.

SE ISSO VIR A SE CONCRETIZAR, O @DepMarcoMaia SERÁ ÚNICO RESPONSÁVEL, POIS OS BACHARÉIS EM DIREITO NÃO SÃO IMBECIS E NEM IDIOTAS. TODO O BRASIL ESTÁ PERCEBENDO QUE VOSSA EXCELÊNCIA ESTÁ ?ENRROLANDO?, EMPURRANDO COM A BARRIGADA A TRATATIVA DA MATÉRIA EM QUESTÃO, ENQUANTO MILHARES DE BASCHARÉIS EM DIREITO FICAM À MÍNGUA COM SEUS FAMILIARES.

PENSE NISSO DEPUTADO @DepMarcoMaia E EVITE QUE O NOME DO NOSSO QUERIDO E AMADO BRASIL SEJA NOTÍCIA E MANCHADO INTERNACIONALMENTE.

FAÇA COM QUE NÃO SEJA PRECISO FAZERMOS COMO O POVO SÍRIO TÁ FAZENDO EM PLENO SÉCULO XXI."

O texto termina com a seguinte assinatura...

"UM GRANDE ABRAÇO EM NOME DA SOCIEDADE BRASILEIRA, EM ESPECIAL, DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL.

SANTARÉM-PARÁ, 22 DE AGOSTO DE 2012 JORGE LUIZ GUIMARÃES PEREIRA ADVOGADO DIPLOMADO PELO MEC @novandi SANTARÉM-PARÁ""

Fonte: Capital News

No final da matéria da Capital News tem um link para o que o Sr. @novandi escreveu - http://www.twitlonger.com/show/j17i0r - Segue um print:

Quase caí para trás quando vi o nome do Portal, o meu e o do professor Renato no meio deste texto. "Pistoleiros e defensores de reserva de mercado" nós fomos chamados.

"Pistoleiros"...

Pensei muito em como poderia responder essa assertiva, até mesmo comecei a ensaiar uma resposta, mas no momento prefiro silenciar.

Parece que a coisa descambou de vez. Não sei se a ameaça relatada pelo sr. @novandi, supostamente publicada no Facebook, é séria ou não, mas esse tipo de argumento não se usa. Ninguém gosta de ser ameaçado, nem de brincadeira ou indiretamente por terceiros.

E temos o agravante de ser contra uma instituição, a própria OAB, por conta de um assunto bem polêmico: o Exame de Ordem.

O pior é que foi dirigido para o presidente da Câmara dos Deputados e para um parlamentar ex-presidente de seccional!

Realmente é para ficar chocado.

Vamos ver no que isso vai dar.