Terça, 7 de fevereiro de 2012
Brasília, 07/02/2012 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai reaplicar uma nova prova aos 686 candidatos do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que não puderam fazer a primeira fase (prova objetiva) do VI Exame de Ordem Unificado no último domingo (05) em razão de falta de energia no Colégio Futuro Vip. A decisão foi anunciada hoje (07) pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para que os candidatos não sejam prejudicados em decorrência da pane no sistema da Light, concessionária responsável pelo abastecimento de energia.
A prova será realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 26 de fevereiro deste ano e permitirá que aqueles que forem aprovados realizem a segunda fase do exame no dia 25 de março. Demais informações, como local e horário de aplicação da prova, serão transmitidas diretamente aos candidatos pela FGV.
O presidente nacional explicou que a prova somente será reaplicada porque este foi um caso excepcional, evento de força maior e alheio à vontade dos organizadores do Exame, uma vez que o local da prova ficou privado do fornecimento de energia por mais de horas. "A falta de energia inviabilizou a realização da prova no município. Tratou-se de uma ocorrência pontual que em nada atrapalhou a aplicação do Exame no restante do país", afirmou Ophir Cavalcante.
Ainda segundo Ophir, "a aplicação de uma nova prova, no caso de Duque de Caxias, é justo porque as pessoas não podem ser prejudicadas pelo evento de força maior ocorrido e simplesmente impedidas de prestar o exame agora como se planejaram."
Em todo o Brasil, 99.712 candidatos estiveram presentes para fazer a prova objetiva. Desses, 2.184 não compareceram, perfazendo um percentual de 2,14% de ausência.
Fonte: OAB
Trata-se de uma decisão sensata e justa da Coordenação do Exame de Ordem. O problema da queda de energia, de fato, não pode ser atribuído nem à OAB e nem à FGV, e a solução encontrada com certeza atende aos interesses dos candidatos de Duque de Caxias.
Muito melhor do que simplesmente ter de fazer o próximo Exame, e ainda com o lapso de um mês até a prova subjetiva. E um mês de preparação está de bom tamanho, considerando a situação atípica.
Muito bom!
Para saber mais:
Queda de energia suspende a prova do Exame da OAB para 600 alunos em Duque de Caxias
Exame da OAB em Duque de Caxias: foto do pátio do colégio Futuro VIP
Exame da OAB em Duque de Caxias: Comunicado oficial da Ordem