OAB deve repetir prova de Ipatinga/MG

Terça, 18 de dezembro de 2012

Na tarde desse domingo (16), por volta das 17h, uma queda de energia na rede elétrica do bairro Horto em Ipatinga atrapalhou os candidatos que prestavam o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A aplicação dos exames, realizada nas salas da Faculdade Pitágoras, foi iniciada às 14h e muitas pessoas alegaram que não conseguiram ?concluir os exames com tranquilidade?.

O ?problema? na rede elétrica, que teria ocorrido devido à forte chuva, fez com que os candidatos ficassem ?impossibilitados de fazer uma boa prova?.

Segundo alguns candidatos, ?os responsáveis pela fiscalização da prova não sabiam o que fazer e nem o que aconteceria caso a energia elétrica não retornasse rapidamente?. Eles afirmaram que representantes da faculdade informaram que um gerador seria ligado, ?mas duas horas depois nenhuma atitude teria sido tomada?.

Uma jovem candidata afirmou ter tentado falar com integrantes da coordenação, mas foi informada de que estavam aguardando uma posição da Fundação Getúlio Vargas, responsável pelas provas.

Alguns dos candidatos tentaram terminar a prova utilizando a luz de aparelhos celulares, que estariam sendo segurados pelos fiscais. Um deles declarou ter acionado a Polícia para que fosse registrado um boletim de ocorrência, mas foi informado que não seria possível os policiais irem ao local por não ter ocorrido nenhum crime.

O presidente da OAB de Ipatinga, Eduardo Figueiredo, concedeu entrevista ao PLOX, no início da noite desta segunda-feira (17) e falou sobre o assunto. Segundo ele, o exame da Ordem é unificado em todo o país. A prova em Ipatinga foi aplicada pela Fundação Getulio Vargas, que é a entidade responsável, que trabalha em concordância com as exigências da OAB.  ?Já entrei em contato com presidente estadual e este, por sua vez, entrou em contato com o Conselho Federal. Acreditamos que até a próxima quinta-feira (20) teremos uma resposta oficial, mas eu defendo e acredito que a prova será repetida para aqueles que foram prejudicados pela falta de energia elétrica?, disse.

Eduardo Figueiredo disse ainda que uma ata foi lavrada e que nela constam detalhes suficientes para uma decisão justa, inclusive os dados da ata poderão ajudar a decidir se será necessário repetir o exame também para aqueles que foram aprovados. ?A princípio, defendo a repetição da prova apenas para quem foi prejudicado?, concluiu o presidente.

Fonte: Plox

Vejam também: Falta de luz compromete aplicação da prova da OAB em Ipatinga/MG

Vamos ver como a OAB irá se posicionar, especialmente em relação aos candidatos aprovados. Eles terão de refazer a prova?

Espero que não...