Segunda, 25 de julho de 2016
Como estão todos sabendo, ontem um candidato tocou o terror em Salvador ao ameaçar se explodir em sua sala de prova. As pretensas bombas não passavam de balas de gengibre enroladas em seu corpo, mas o estrago foi feito e os candidatos da boa terra tiveram suas provas suspensas.
E agora?
Em duas oportunidades anteriores nós tivemos cancelamentos de provas em localidades isoladas (Ipatinga/MG e Duque de Caxias/RJ) por conta da falta de luz nesses locais. O motivo do cancelamento em Salvador foi diferente, claro, mas na prática temos precedentes e as questões foram resolvidas a contento. Os candidatos fizeram uma outra prova objetiva e depois os aprovados fizeram normalmente a 2ª fase, sem maiores modificações.
Ontem a OAB publicou uma nota informando que decidirá a questão ainda nesta semana, até porque o tempo é bem curto e decisões precisam ser tomadas:
Brasília ? A OAB Nacional, por meio da Coordenação Nacional do Exame de Ordem e a Fundação Getulio Vargas, divulgarão ao longo da próxima semana, a nova data para a realização do XX Exame de Ordem Unificado, para os candidatos inscritos na cidade de Salvador/BA.
A prova que seria aplicada neste domingo (24) foi interrompida, após um candidato ameaçar explodir uma bomba no local do Exame.
"A OAB repudia atos e ameaças de violência e cobra o combate duro contra essas práticas, dentro do que a lei permite e respeitando o Estado Democrático de Direito. Fico aliviado ao saber que o caso foi encerrado sem vítimas nem feridos?, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Fonte: OAB
Entretanto, conversando com uma fonte dentro da OAB, há uma preocupação na Ordem com as datas, em que pese os casos parecerem iguais.
Há a questão da logística, é claro, como também há uma questão com o calendário, pois as datas desta edição estão um pouco mais apertadas que o usual. A ideia na Ordem é adotar a solução mais simples, que seria aplicar a prova em no máximo duas semanas e deixar o Exame seguir normalmente, mas isso precisa ser decidido em conjunto com a FGV, que vai delimitar a possibilidade logística de tudo.
Há, portanto, o risco da prova da 2ª fase ser adiada para poder acomodar o calendário, e isso impactaria todos os candidatos.
Para quem não sabe, o planejamento do Exame de Ordem é feito com muita antecedência, e para nós só chega as datas mais importantes. Internamente, lá na FGV e na OAB, o calendário é bem mais complexo, com reuniões para formular questões, selecioná-las, debater recursos e mais um longo etc. Existe uma bela engenharia por detrás do Exame, e mexer nos pauzinhos no meio do jogo não é algo simples de se fazer, EM ESPECIAL com o calendário exatamente no meio do ano.
Adiar a prova da 2ª fase não seria algo ruim para os examinandos, afinal, vocês ganhariam mais tempo para estudar. Por outro lado, estudar por muito tempo também cansa e gera ansiedade.
O ponto agora é atender às expectativas dos candidatos de Salvador, que estão no "vácuo" e dependem de um posicionamento da banca.
O ideal é não deixar a bola cair, ou seja, manter o mesmo ritmo de estudos, pois a prova deve ser aplicada dentro de duas ou três semanas, no máximo. Já os demais examinandos devem iniciar seus estudos normalmente e aguardar uma eventual mudança na data, cso efetivamente isso venha a ocorrer. Estudem, e montem o planejamento, focando no dia 18/09.
Assim que eu tiver alguma notícia divulgo para vocês.