OAB-CE concede carteira de advogado a homem trans pela primeira vez

Quinta, 6 de junho de 2019

OAB-CE concede carteira de advogado a homem trans pela primeira vez

A OAB Ceará entregou a primeira carteira com nome social de um homem trans, nesta quarta-feira (5), ao advogado Murilo Gonçalves. Ele é advogado desde 2013 e depois de passar pelo processo de transição de gênero, solicitou à Ordem o documento com o nome social e foi prontamente atendido.

Para Murilo Gonçalves este é um momento emblemático para a OAB e, principalmente, para ele. ?Depois de alguns meses de batalha, sair daqui com meu nome na carteirinha da OAB é impagável. Fui muito bem recebido nesta casa. Doutor Erinaldo (Presidente da OAB-CE) foi sensível ao meu pedido e sou muito grato por isso?, afirmou.

OAB emite primeira carteira com nome social de pessoa transexual

STF autoriza pessoa trans a mudar nome mesmo sem cirurgia ou decisão judicial

Além disso, Murilo enfatizou sua gratidão à OAB por ser um espaço plural. ?Estou representando, aqui, todo aquele que não tem voz e vez. Todas as minorias que não se vêem em locais de destaque?, completou o advogado já com a nova carteira nas mãos.

A gestão 2019-2021 da OAB Ceará reafirma o compromisso de inclusão e de estar sempre lutando por uma sociedade igualitária. Para o presidente Erinaldo Dantas, este é um marco importante. ?Somos plurais, somos muito mais! Estou muito feliz em ter realizado a primeira entrega de carteira para transgênero?, destacou Erinaldo. Durante a solenidade, outros 45 novos advogados receberam a carteira.

Erinaldo Dantas chamou atenção para a importância do respeito à diversidade. ?Estamos sendo aquilo que todos devem ser. Infelizmente, ainda há uma cultura de não respeitar aquilo que é diferente da gente. Mas a beleza do mundo está exatamente nisso, nas diferenças. É preciso respeitar a diversidade e entender que, com ela temos a oportunidade de aprender mais e crescer enquanto seres humanos?, afirmou o presidente da OAB-CE.

Fonte: CFOAB