Quinta, 21 de janeiro de 2016
No dia 9 de outubro do ano passado, pouco mais de 3 meses, publiquei um post sobre o desempenho então examinanda Sabryna Freitas, hoje já advogada, em sua proa de 2ª fase em Direito Penal, pois ela conseguiu fechar a peça!
Os segredos de Sabryna Freitas para FECHAR a peça prático-profissional da 2ª fase da OAB!
A publicação rendeu MUITO para ela. Rendeu tanto que recebi uma mensagem no Facebook dela, relatando como a publicação tinha impactado e sua mal iniciada carreira na advocacia. Vejam só:
Bom dia Maurício! Bom, hoje eu gostaria de começar o dia te agradecendo! Desde a publicação sobre minha prova no Blog Exame de Ordem que tenho tido diversas oportunidades bacanas.
Propostas de escritórios, divulgação e reconhecimento por várias pessoas e lugares. E agora, por último, fui convidada a participar da campanha de divulgação da minha faculdade, que me deixou muito feliz!
E isso tudo sem contar na quantidade enorme pessoas que me mandam mensagens nas redes sociais, tanto para parabenizar, quanto tirando dúvidas, pedindo ajuda ou apenas buscando um incentivo.
Muitas até de outros estados, que foi um privilégio enorme conhecer e sem a publicação isso não aconteceria! Aliás, sem a publicação teria apenas passado na prova, ganhado parabéns e provavelmente ficaria por isso mesmo! Isso porque conseguir algum reconhecimento no início da carreira sem um bom marketing é quase impossível.
Não faz ideia do quanto o Blog Exame de Ordem tem sido importante e decisivo nessa etapa inicial da minha vida profissional, não só por isso, mas pelo trabalho brilhante que fazem, desde as dicas (que aproveitei grande maioria) até a briga por uma prova justa.
Muito obrigada!
A imagem cima é da campanha da faculdade Unidesc, com a Sabryna como garota-propaganda. Aliás, ela é capa no site da faculdade!
Evidentemente fico feliz em receber tal mensagem, assim como fico quando recebo inúmeras outras. Mas, no caso da Sabrya, resolvi divulgar porque ela percebeu o impacto que um bom marketing tem na carreira.
A minha publicação destacou, precisamente, a capacidade intelectual dela. Esse é o grande ponto!
O (bom) assédio que ela tem sofrido deriva de um reconhecimento intelectual. Essa tem de ser a premissapara os jovens advogados que vão começar a trabalhar o próprio marketing.
Existem muitas formas de trabalhar a própria imagem, integralmente dentro do preceitos do Código de Ética (tanto atual como o novo, que ainda não entrou em vigor) e com isso obter reconhecimento dos pares e, claro, do próprio mercado. Uma vez dentro do vórtice de exposição ela, claro, terá de buscar formas de se manter em destaque e isto vai lhe custar mais esforço e dedicação, além de algum investimento. Mas o "start" foi dado!
Imagem é muito importante, ainda mais em tempos de Facebook, Snapchat e Instagram, e ela precisa ser cuidadosamente trabalhada. Do contrário, o profissional vai galgar o caminho do crescimento profissional no modelo do tempo analógico. Já estamos dentro, e integrados, no modelo digital,e ele precisa necessariamente ser explorado, pois quem domina esse tipo de caminho cresce de forma muito mais rápida.
E não é só cuidar da imagem profissional, como também publicar o próprio pensament e pontos de vista, participar de eventos da classe e da sociedade, apronfundar os estudos em ramos novos e não muito explorados, associar-se a profissionais antenados e próativos.
Esse é o caminho!
Parabéns, mais uma vez, Sabryna!