O que fazer quando estamos cansados de estudar?

Quinta, 14 de junho de 2012

Alguma vez vocês já se sentiram como na imagem abaixo?

Sim, sim, sim...o cansaço pode ter efeitos deletérios sobre os candidatos. A estafa, o ritmo contínuo de estudos, a pressão e a ansiedade podem cobrar um preço caro, ou obliterando a capacidade cognitiva ou, na hora da prova, aparecendo como o glorioso e mais do que nefasto branco.

Tal conjuntura pode criar uma quadro de stress e atrapalhar os estudos. O candidato pode ter chegado no ponto de perceber que estuda, mas não assimila o conteúdo.

Então, o que fazer quando estamos cansados de estudar?

Simplesmente parar de estudar...

""Parar de estudar??? Como assim? Tá maluco??""

A ideia é exatamente essa!!

O esforço contínuo e a atenção ao foco demandam do emocional e da capacidade de cognição.

Se o candidato chegou ao ponto de estafa, sua capacidade de apreender o conteúdo fica prejudicada. Logo, a solução é relativamente óbvia.

Que tal tirar, conscientemente e sem culpas, dois dias para descansar e depois voltar a estudar com qualidade para apreender de forma mais efetiva o conteúdo?

O oposto será continuar estudando, estafado, e ter a sensação (real) de não estar aprendendo o conteúdo tal como deveria.

Ou seja: um "break" agora teria uma função estratégica nos estudos, qual seja: relaxar tensões e o stress para recarregar as baterias e dar o gás final para a prova.

Se se está cansado, estafado, e esse cansaço está prejudicando nos estudos, não tenha nenhum medo de parar dois dias (parar sem culpa e sem medo) visando recarregar as baterias.

O tempo até a prova é precioso, vale ouro, nós sabemos, mas se ele for improdutivo, será apenas um ouro de tolo.

Nós não somos máquinas...