Segunda, 31 de outubro de 2011
Ê ressaca...
Todo mundo foi dormir tarde rindo de orelha a orelha ontem.
Que beleza!
E essa sensação é maravilhosa principalmente porque o candidato transformará a alegria em MOTIVAÇÃO para os estudos.
Vocês venceram a primeira etapa de uma prova reconhecidamente difícil. Agora, acima de qualquer outra prioridade na vida, os estudos serão o "arroz com feijão nosso de cada dia" de vocês até o dia da prova.
Transformem a alegria em motivação!
E o façam em função do quadro desenhado para a prova subjetiva.
Não foi divulgada nenhuma estatística da prova e nem disponibilizado nenhum arquio que nos desse uma pista sobre o desempenho dos candidatos. Todavia, a impressão geral é de que muitos passaram, aqui considerando também os vários relatos de notas altas somado com a percepção de uma prova aparentemente justa.
Estou estimando uma aprovação superior a 40% nessa primeira fase. Se é verdade que tivemos 108 mil inscritos, talvez tenham passado, por baixo, uns 43 mil candidatos.
Claro! Estou apenas especulando!! Mas me parece que os elementos convergem para corroborar essa impressão.
Infelizmente isso me lembra o quadro do Exame de Ordem 2010.2.
Naquela oportunidade se inscreveram 106.041 candidatos e foram aprovados 47.516 deles na 1ª fase, ou, 44,80% do total de inscritos.
Há então um precedente de um percentual tão alto de aprovados, e isso não é um bom sinal para vocês.
No Exame 2010.2 eu escrevi com todas as letras que a prova da 2ª fase seria difícil, muito difícil. Na verdade, foi mais do que isso: foi uma mega lambança da FGV!! O resultado foi o ajuizamento de mais de 5 ações civis públicas do MPF determinando a recorreção das provas por conta dos inúmeros erros cometidos pela FGV. Foi o maior caos já ocorrido em um Exame de Ordem.
Eu também poderia falar do Exame de Ordem 2009.2, também com muitos aprovados na 1ª fase e também uma imensa zona na 2ª (foi o 2º maior caos na história do Exame). Não podemos esquecer o recente Exame de Ordem 2010.3, cuja perspectiva de 5 questões serem anuladas na 1ª fase por conta da ausência das questões de Direito Humanos gerou outra ação civil pública contra a prova.
Neste último caso, como surgiu para a OAB a real possibilidade de perder, resolveram pesar a mão na 2ª fase, pois caso as 5 questões fossem anuladas, mais uns 22 mil candidatos seriam aprovados. Aliás, naquela época, eles usaram o Blog Exame de Ordem para prejudicar vários candidatos que haviam conseguido liminar para fazer a prova - Atenção!! TRF-1 acaba de derrubar DEZENAS de liminares contra o Exame de Ordem 2010.3.
Lembro desses dados porque eles são um indicativo do futuro grau de dificuldade da prova. A lógica, como vocês já devem ter percebido, é simples: Poucos aprovados, prova fácil; muitos aprovados, prova difícil.
Lembram da prova subjetiva do Exame de Ordem passado? Todas elas foram ótimas, inclusive com reflexos nos percentuais de aprovação, acima de 80% na 2ª fase. Isso decorreu de uma 1ª fase mais severa. Na última prova foram 121.380 candidatos inscritos e apenas 21.970 candidatos aprovados, ou, 18,48% dos inscritos, na primeira fase. Destes apenas 18.011 candidatos foram aprovados na 2ª fase, representando 14,83% do total.
Assumindo como verdade um alto percentual de aprovados na atual 1ª fase, o histórico da prova nos diz que a 2ª fase vai ser muito, mas muito difícil.
Perspectiva nada agradável essa.
Entretanto, não posso cravar uma certeza absoluta nesse prognóstico. Escrevi na última sexta-feira projetando um grau de dificuldade alto para a prova de ontem e errei feio. Pensei, de forma errada, que a FGV nunca mais fosse aprovar muitos candidatos na 1ª fase exatamente em razão dos problemas que percentuais altos produziram no passado.
Infelizmente grandes aprovações geraram grandes complicações.
Se posso dar um conselho aos aprovados, este seria em apenas um sentido: estudem muito!
É um verdadeiro axioma: quem se prepara para o pior está pronto para tudo.
Passar na 1ª fase é um grande feito e deve servir de estimulante para o candidato se entregar de corpo e alma aos estudos.
A prova da 2ª fase será no dia 04/12. Vocês tem pouco mais de um mês para se prepararem. Com o tempo é razoável, larguem todo e qualquer projeto paralelo e fiquem por conta somente dos estudos.
Não deixem o futuro nas mãos do acaso: determinem qual será a sorte de vocês!
Como curiosidade, cliquem no dois links abaixo e vejam o quão diferentes foram as provas da 2ª fase do IV Exame Unificado, consideradas provas boas, e do Exame 2010.3, consideradas as mais difíceis até hoje.
A diferença é rasgadamente manifesta:
Não esperem o fim do feriado para pensarem nas ações a serem tomadas. A 2ª fase do V Exame de Ordem Unificado já começou e o relógio está correndo.