O que esperar da 2ª fase do XVI Exame de Ordem? Vai ser pancada igual a prova objetiva?

Quarta, 29 de abril de 2015

1

Todo mundo está bem ciente do tamanho da pancada que foi a prova da 1ª fase do XVI Exame de Ordem. Apesar de não ter sido estatisticamente a pior prova de todas, foi, certamente, a prova tecnicamente mais difícil aplicada até hoje:

Exclusivo: e se eu dissesse que a 1ª fase do XVI Exame de Ordem não foi a pior de todos os tempos?

Aí vem a pergunta: será que a 2ª fase vai ser tão ruim quanto a 1ª?

Eu acredito que não.

Como eu já venho afirmando a muito tempo, e demonstrando de forma estatística, o Exame de Ordem é regido pelas estatísticas:

Sua reprovação na prova do domingo não é resultado do acaso: ela foi friamente planejada!

A única lição a ser retirada do dia de hoje: o Exame da OAB é efetivamente regido pelos números!

Isso é válido tanto para a 1ª fase como para a 2ª. E é válido porque a baliza é dada pelo percentual final de aprovação na prova.

Vejam o gráfico abaixo:

3

Marquei em vermelho as discrepâncias, as edições em que o percentual de aprovação final "saiu da curva" média de aprovação.

A regra é um percentual final que oscile na casa dos 15 a 18%, com média final de 17,5%.

Muito bem!

Neste XVI Exame de Ordem nós tivemos 111.816 inscritos, com 26.836 aprovados, o que dá um percentual de aprovação de 24%. Vamos somar isto com o número de candidatos que vieram da repescagem (29.783) e temos um total de 56.619 habilitados na 2ª fase do XVI Exame.

Agora vejam os percentuais de aprovação entre os aprovados nas últimas provas da 2ª fase:

graph

Agora uma observação empírica: as últimas 2 edições da 2ª fase do Exame de Ordem foram as 2 melhores provas já aplicadas.

Por que eu digo isso?

Porque no XIV e XV Exames nós não tivemos controvérsias nas provas subjetivas. E, tirando a questão da errata na prova de Administrativo do XII e um problema na prova de Civil do XI, estas edições também podem ser consideradas razoáveis.

Isso tudo fruto do grande trauma gerado pela 2ª fase do X Exame de Ordem.

Candidato consegue na Justiça, já como advogado, vencer a tese que o reprovou no X Exame de Ordem

X Exame de Ordem: Lembram do carro da Jane, o maior rolo de uma 2ª fase da OAB? TRF anula item daquela peça prática e aprova candidato

Algumas ?tretas? da 2ª fase da OAB, peguinhas no enunciado da peça prática e a identificação da correta solução processual

Moral da história

Não seria exagerado dizer que muito provavelmente não teremos problemas técnicos na 2ª fase, pois a FGV há 2 edições demonstrou que acertou a mão, com ensaios prévios no XI e XII Exame, e também os percentuais de aprovação deverão seguir os parâmetros das últimas 2 edições.

E aqui temos de dar a mão à palmatória: as provas nesta 2 últimas edições não foram fáceis, é verdade, mas também não foram nenhum terror. Quem se preparou direito se deu bem!

Eu não vou NUNCA botar a mão no fogo pela FGV e jurar de pés juntos que a prova vai ser 100%. A experiência proíbe tamanha ousadia. Mas, dado o contexto e o histórico, creio que teremos pela frente provas subjetivas boas o suficiente para fazer justiça a quem se dedicou de verdade aos estudos.

Vamos deixar de lado, EVIDENTEMENTE, a questão da correção das provas, que é um outro problema. Só estou tratando aqui da qualidade dos enunciados e do grau de dificuldade das provas em si, e não da forma como abanca vai corrigir as peças.

Isso aí é uma outra história.

Estamos bem pertinho da prova, 18 dias para ser mais preciso. Esqueçam o próximo feriado e metam opé no acelerador dos estudos!

A sorte - e as estatísticas - conspiram a favor de vocês!