O próximo Exame de Ordem (XIX) será o último antes do advento do novo CPC e do novo Código de Ética da OAB!

Terça, 22 de dezembro de 2015

Quem vai fazer o XIX Exame de Ordem precisa ficar ligado, pois será a última oportunidade de se preparar antes do advento do novo CPC e do novo Código de Ética da OAB.

E isso é certo?

Muito certo!

Em março de 2016 teremos a 1ª fase do XIX Exame de Ordem, com a prova sendo aplicada, provavelmente, no dia 20: Quando será a possível data da 1ª fase do XIX Exame de Ordem?

De acordo com as regras do Exame de Ordem, qualquer diploma legal precisa estar em sua vigência para poder ser cobrado na prova:

Se olharmos o calendário do do Exame, veremos que as datas de publicação dos editais do XV e do XVIII foram praticamente idênticas. Do XV em 29/09/14 e do XVIII será em 28/09/15.

  Próximo exame de ordem

Logo, a data de publicação do edital do XIX deve emular a data do XVI, e ser publicada em janeiro de 2016. Seguindo essa lógica, a data de publicação do edital do XX Exame deverá ser no final de maio ou junho de 2016. Neste momento a vacatio legis do novo CPC já teria terminado, com o código em pleno vigor. Logo, será inevitavelmente cobrado na prova.

E o Novo Código de Ética?

O CFOAB aprovou e já publicou o novo Código de Ética: Publicado hoje o novo Código de Ética e Disciplina da OAB! Vejam os pontos mais importantes e quando ele será cobrado no Exame de Ordem!

Cliquem AQUI para verem a publicação original.

 A vacatio legis é de 180 dias: Isso significa que em 2 de maio de 2016 o novo Código entrará em vigor. Como nós sabemos, só pode ser cobrado no Exame de Ordem a legislação que entrar em vigor antes do edital. Logo, se tudo seguir o cronograma, o Novo Código de ética deverá também ser cobrado no XX Exame.

Os futuros candidatos TERÃO de estudar muito em função disto, e, o que é pior, de certa forma todo o histórico do Exame até agora perderá um pouco do seu valor, pois as balizas de formulação das questões passará por uma transformação: todo o resto vai envelhecer e ter menos utilidade como referência na hora da preparação.

E esse novo mar de possibilidades para a FGV será explorado por várias e várias edições, e por um bom tempo teremos poucas balizas da própria FGV para orientar os candidatos: leva um tempo até formar um histórico razoável de questões e peças para ajudar na preparação.

Então fica a dica: se vocês não querem enfrentar o XX Exame de Ordem, é melhor começar a estudar o quanto antes para o XIX. Antecipar a preparação é fundamental para se se fazer uma boa prova.

A hora é agora!

Depois a preparação vai ser bem mais complexa.