O posicionamento oficial da Comissão Nacional do Exame de Ordem sobre os problemas ocorridos na prova da 2ª fase

Segunda, 5 de dezembro de 2011

Conversei há pouco com um membro da Comissão Nacional do Exame de Ordem e ele ratificou o entendimento da OAB sobre todos os problemas ocorridos ontem na prova.

Eis o posicionamento da Comissão:

"Nos termos do edital do Exame de Ordem, quando algum candidato comprovar que foi prejudicado, poderá recorrer após a divulgação do resultado preliminar. Os recursos serão apreciados de forma a assegurar a justiça em cada caso. A OAB e a FGV asseguram que nenhum aluno será injustiçado.

Coordenação Nacional do Exame de Ordem"

A OAB já está ciente da movimentação dos candidatos junto ao MPF e da possibilidade do ajuizamento de uma Ação Civil Pública contra a prova.

Entretanto, a Ordem manterá firme seu posicionamento e acredita que as correções não prejudicarão os candidatos, em que pesem os problemas.

Sintetizando: a OAB não vai ceder aos reclames que forem feitos fora dos critérios do edital.

Um problema parecido com este ocorreu no Exame de Ordem 2009.2. Naquela ocasião os candidatos conseguiram criar uma grande mobilização contra a prova, e ela surtiu efeito. Muito depende do "barulho" que os candidatos poderão fazer e também do percentual de reprovação nesta prova.

De um modo geral, os candidatos, ao fim, sempre suportam o prejuízo. A anulação da prova só ocorreria, por iniciativa da Ordem, se houvesse uma fraude. Todo o resto é descartado.

Não esperem facilidades.