publicado em 11/04/2011 às 11h51
O perfil do futuro advogado

Competitividade, atualização constante e evolução da carreira: pilares de sucesso encontrados nos escritórios de Advocacia. Na outra ponta, má-formação, desconexão com o mercado e falta de vagas. Resistir é apenas atraso. Assim pontuam consultores da área sobre a realidade da Advocacia nacional - profissão que reúne 747.279 profissionais, estagiários e suplementares - dados da OAB, em 2011.

No ano passado, o CNJ disparou que o Brasil possuía mais cursos de Direito que todos os países do mundo juntos. São 1.240 cursos superiores no país contra 1.100 no resto planeta.

Para o Ministério da Educação, a ordem do dia está na qualidade do ensino ofertado e não no número de instituições abertas.

Na formatação de profissionais de alto nível, apenas um consenso: a importância de mudanças na grade curricular do advogado do futuro.

Para o ex-presidente e atual diretor de relações internacionais da OAB, Cézar Britto, o ensino jurídico sem qualidade atinge toda a Justiça, pois compromete a formação de todos os que participam de sua administração.

Rodrigo Bertozzi - consultor de marketing jurídico – prescreve que “gestão e excelência para comandar escritórios, tribunais, delegacias, procuradorias e departamentos jurídicos devem estar já no primeiro ano das salas de aula”, afirma.

Ele prega a introdução urgente de temas para o desenvolvimento da carreira profissional do aluno, como gestão de finanças e pessoas, produção jurídica e estratégica, além de marketing jurídico.

Segundo Lara Selem, advogada e consultora em gestão de serviços jurídicos, “mais gestão significa menos espera, mais eficácia e mais confiança. Resistir é apenas atraso.”

Temas como estes estarão na pauta da 1ª Conferência Internacional em Gestão Legal, nos dias 14 e 15 de abril, em Curitiba (PR).

Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelo saite www.gestaolegal.ineja.com.br ou pelo telefone (41) 3023-4141.

Fonte: www.espacovital.com.br



Cursos, Treinamentos & Produtos

11 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM