Quinta, 17 de novembro de 2011
Todo candidato quer saber quantos candidatos estão inscritos nas suas respectivas disciplinas da 2ª fase do Exame de Ordem.
Essa curiosidade decorre da percepção de que a FGV pesa a mão nas disciplinas com um número maior de inscritos.
Isso aconteceu nos Exames 2010.2 e 2010.3. No IV Exame Unificado tal "tendência" não foi sentida porque o número de reprovados na 1ª fase foi muito alto, sendo desnecessário "podar" candidatos de uma ou outra disciplina.
Observem bem: Os dados disponibilizados nessa postagem NÃO são oficiais. Eles são resultantes do números de inscritos nos cursos de 2ª fase do Portal Exame de Ordem.
A amostragem é meramente representativa. Provavelmente os dados aqui disponibilizados guardam similitude com os dados da OAB, mas não posso dar essa certeza.
Vejam as estatísticas dos inscritos em cada disciplina:
1 - TRABALHO - 33,66%
2 - ADMINISTRATIVO - 16,25%
3 - PENAL - 16,02%
4 - TRIBUTÁRIO - 11,97%
5 - CIVIL - 10,88%
6 - CONSTITUCIONAL - 7,19%
7 - EMPRESARIAL - 4,06%
Tal como escrevi recentemente, o provável percentual de aprovados para a 2ª fase o percentual provavelmente foi de 45% - Exame de Ordem: Percentual de aprovação na 1ª fase foi de 45% - Possivelmente 48.600 candidatos foram aprovados - e os percentuais acima podem dar um norte sobre a tendência da prova do próximo dia 4.
Há algumas curiosidades nas estatísticas acima merecedoras de algumas considerações:
a) Direito do Trabalho antigamente detinha de 40 a 45% dos inscritos na 2ª fase. Depois dos Exames 2010.2 e 2010.3 esse percentual caiu bastante, chegando aos 33%. Direito do Trabalho é ainda a prova cuja identificação da peça seja a mais simples entre todas as disciplinas, justificando a manutenção da preferência dos candidatos;
b) Direito Penal sempre ocupou o segundo lugar nas estatísticas, mas também por conta da pressão nas provas anteriores sofreu uma queda e passou para o 3º lugar entre as disciplinas mais escolhidas;
c) A disciplina mais beneficiada com as imposições da prova foi o Direito Administrativo, cujo percentual de inscritos certamente mais que dobrou, ocupando o 2º lugar na preferência dos candidatos. è provável que tal aumento decorra da percepção de que a prova de administrativo não é nenhum bicho de 7 cabeças e que seus percentuais de aprovação entre os inscritos sejam bons;
d) O Direito Tributário sofreu uma pequena queda, pequena demais, talvez, em função das dificuldades dos candidatos em identificar qual a peça mais adequada como solução processual.
e) Civil, Constitucional e Empresarial mantiveram o perfil estatístico anterior.
Aparentemente o perfil das inscrições na 2ª fase sofreu alterações face ao grau de dificuldade imposto em algumas disciplinas em específico, e essas alterações, sem sombra de dúvida, foram deliberadas.
Claro! Estou especulando aqui na suposição de que os dados do Portal Exame de Ordem sejam um reflexo aproximado dos dados reais de aprovados em cada disciplina.
Infelizmente só é possível especular pois a OAB não tem facilitado na hora da liberação das estatísticas oficiais.
Vejam também:
Exame de Ordem: Quando a OAB vai deliberar sobre as questões a serem anuladas?
Quantas questões poderão ser anuladas da prova objetiva do Exame de Ordem?
O que esperar do grau de dificuldade da prova da próxima 2ª fase da OAB?