O oba-oba dos recursos na primeira fase do exame

Terça, 15 de junho de 2010

Vou escrever uma coisa não muito agradável aqui, mas não posso me furtar em mostrar as cosias como são, e não como os candidatos gostariam que fossem.

Em todo exame é a mesma coisa: pelo menos umas 15 questões são dadas como certas para serem anuladas. E aí de quem diga o contrário!

Mas o histórico de anulações não mente, tal como vocês podem ver na postagem ABAIXO.

No último exame eu apostei em 2 anuladas, e o Cespe não anulou nenhuma. Nos 3 exames anteriores eu apostei certo o número de anulações, mas isso é só por futurologia mesmo - é impossível prever quais serão aprovadas.

Antes eu apostava - e acertava - nas questões dotadas de vícios materiais. Agora nem nessas eu aposto, principalmente depois do último Exame da OAB.

Os vícios materiais são os únicos que a jurisprudência da Justiça Federal considera anuláveis em um certame, ao contrário dos demais, e a OAB sempre se curvava nestes casos. Mas alguém lá dentro se tocou que entre a anulação das questões objetivas e a prova da segunda fase o prazo é tão exíguo que compensa não anular nenhuma questão, pois apenas uma minoria de bacharéis entra em tempo com um mandado de segurança. Ou seja, compensa não anular.

Sendo então realista, eu creio que serão anuladas umas 3 questões. Quais? Impossível dizer.

Como as anulações beneficiam TODOS os candidatos, o importante, agora, é que TODOS os candidatos se ajudem na luta pelas anulações.

O caminho das pedras é:

1 - Escolher as questões efetivamente marcadas por vícios inequívocos, e não sair atirando para todo lado;

2 - TODOS os candidatos recorrerem destas questões.

As questões são anuladas em uma reunião do colégio de Presidentes das Comissões de Exame de Ordem, e isso é decidido em uma única reunião. Então não se iludam achando que todos os recursos serão lidos - não serão!

Os presidentes meramente receberam uma lista das questões que foram mais impugnadas e um relatório dos fundamentos mais utilizados. Como todo mundo se baseia nos recursos que circulam pela web, o servióc deles fica facilitado, porquanto as impugnações são bastante homogêneas.

Então pessoal, essa é a verdade, nua e crua. Vocês já sentiram que a "chapa está quente" e o Cespe não está facilitando para rigorosamente ninguém. O Exame de Ordem tem reprovado cada vez mais -  A OAB e o Cespe não estão para brincadeiras. Cliquem AQUI para verem a evolução dos percentuais de reprovação.

O Portal Exame de Ordem vai ajudá-los de todas as formas possíveis.

e lembrem-se, os recursos não podem ser iguais. Cerca de 40% deles são indeferidos por serem meros control-C, control-V. Não que isso faça diferença quanto aos fundamentos, mas certamnte o faz em relação ao volume de recursos para servirem de estatísticas aos presidentes. usem os modelos mas escrevam com suas próprias palavras. Vamos ser inteligentes e usar o sistema ao nosso favor.

E sim!! O Cespe só aceita 1000 caracteres por recursos. Na última prova subjetiva foram 2000, e talvez isso se repita agora. então os recursos precisam ser sucintos, claros e muito objetivos. nada de tratados sobre o tema - simplesmente não dá!

Em breve recursos aqui!