O novo Exame de Ordem e o curso de primeira fase OAB 2010.2

Terça, 29 de junho de 2010

Conversei bastante com o professor Renato Saraiva sobre a atual conjuntura do Exame de Ordem. Tal como aduzi no post O Exame de Ordem na visão da OAB, a prova da Ordem efetivamente passa por uma transformação, e concordamos que essa é uma realidade que veio para ficar.

Bacharel em Direito não vota na OAB - quem vota são os advogados, e o aumento do grau de dificuldade no Exame de Ordem vem ao encontro dos anseios dessa classe.

Com a saturação do mercado, em razão da explosão dos cursos de ensino superior na área jurídica (mais de 1200 faculdades de Direito atualmente) e a colocação de dezenas de milhares de bacharéis todos os anos no mercado, fizeram com que a OAB adotasse a política de dificultar ao máximo o ingresso nos quadros da OAB. Isso agrada ao eleitorado.

Vejam mais uma vez a evolução dos percentuais de aprovação nos Exames passados:

1.2008

Total geral de aprovados: 28.87%

2.2008

Total geral de aprovados: 30,22%

3.2008

Total geral de aprovados: 27,35%

1.2009

Total geral de aprovados: 19,48%

2.2009

Total geral de aprovados: 24,45%

3.2009

Total geral de aprovados: 16,50%

1.2010

Total de aprovados somente na primeira fase: 10,43%

De 95.764 inscritos, 85.772 reprovaram já na primeira fase. Um assombro!

Claro! A OAB ainda pode anular 3 ou 4 questões, aumentando o número de aprovados, mas este aumento provavelmente não será muito grande, ainda mais depois do último Exame, em que nenhuma questão foi anulada, para surpresa de todos.

Somem isso ao fato de que a OAB acabou com o recurso de embargos para as seccionais, acabou com a consulta à doutrina na segunda fase, acabou com o critério de arredondamento e, cada vez mais, aplica uma prova muito difícil na primeira e na segunda fase.

O recado é claro - para passar no Exame de Ordem o candidato tem de estar muito preparado. Não só precisa por uma questão de demonstrar seus conecimentos como também para superar, com alguma folga, eventuais injustiças cometidas pela banca, pois estas ocorrem em todo exame, seja na primeira fase, e, principalmente, na segunda.

O candidato, hoje, não pode se dar ao luxo de não investir pesado na preparação - tem de ficar mais tempo estudando, resolver mais exercícios, comprar doutrina qualificada em vez de pegar resuminhos pela internet, ter disciplina nos estudos, método e investir em cursos preparatórios de qualidade.

A fórmula não é mágica e não existe segredos - Ou investe ou reprova. As estatísticas do Exame de Ordem não me deixam mentir.

Hoje, muito provavelmente, o único curso preparatório apto a preparar os candidatos dentro dessa nova realidade é o curso para primeira fase online do Portal do Exame de Ordem - OAB 2010.2 - Preparação Online para a primeira fase

Este curso foi concebido para ser mais denso e aprofundado do que os demais cursos, e este curso será ministrado por uma equipe excepcional de professores especialistas em Exame de Ordem, completamente cientes de que o Exame mudou. O Curso do Portal, com DNA do Complexo de Ensino Renato Saraiva, além de oferecer o ensino afinado com os novos tempos, também oferece o que há de mais moderno em termos de transmissão, porquanto ele é inteiramente online.

Vejam as vantagens do curso online da primeira fase 2.2010:

1 - Você não precisa se deslocar para lugar nenhum - a aula é no seu computador;

2 - Cada aula pode ser vista até 3 vezes. Excelente para apreender o conteúdo com calma, sem interrupções;

3 - Você escolhe o horário para ver as aulas, adaptando ao seu ritmo de estudo e estilo de vida, potencializando o aprendizado, pois o melhor momento para se estudar pode ser escolhido, exatamente quando o aluno tem seu maior pico de concentração e estímulo para estudar.

4 - Curso com um dos menores preços do mercado: R$ 650,75. E esse preço, levando-se em conta a qualidade das aulas e a tecnologia da transmissão, revela-se como uma vantagem agregada ao candidato, deixando ao seu alcance um ensino de alta qualidade com preço justo;

5 - Professores top de linha darão as aulas em um curso nacionalmente reconhecido, com 90 encontros e 225 horas-aula.

Cliquem AQUI e inscrevam-se no melhor curso preparatório da OAB do Brasil.